A essência da comunhão

Texto Base(1 João 1.1-7) 1O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida 2(Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada); 3O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. 4Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra. 5E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. 6Se dissermos que temos comunhão com Ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. 7Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

κοινωνια - koinonia: Comunhão (James Strong - Léxico Hebraico, Aramaico e Grego)

  • Vida Material: Generosidade, oferta dada por todos, coleta, contribuição, que demonstra compromisso e prova de comunhão;
  • Vida Eclesiástica: Fraternidade, associação, comunidade, participação conjunta, relação;
  • Vida Espiritual: A parte que alguém tem em algo, participação; Relação de intimidade.

I - Quando alcançamos a essência da Comunhão na VIDA MATERIAL

  • (1 Timóteo 5.8) - Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.
  • (1 João 3.17) - Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?
  • (Atos 2.44-45) - Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.

II - Quando alcançamos a essência da Comunhão na VIDA ECLESIÁSTICA

εκκλησια ekklesia: Reunião de cidadãos chamados para fora; Assembléia de cristãos reunidos para adorar;

  • (1 Coríntios 12.11-14) - 11Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. 12Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. 13Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. 14Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.

χαρισμα charisma: Favor que alguém recebe sem qualquer mérito próprio; Dom da graça divina.

  • Dons de REVELAÇÃO: Palavra da Sabedoria - Palavra da Ciência - Dom de discernir espíritos;
  • Dons de PODER: Dom da Fé - Dons de Curar - Operação de Milagres;
  • Dons de INSPIRAÇÃO: Profecia - Variedade de Línguas - Interpretação de Línguas.

(Efésios 4.11-13) - 11E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, 12com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, 13até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.

III - Quando alcançamos a essência da Comunhão na VIDA ESPIRITUAL

  • (1 Coríntios 1.9)- Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.
  • (João 6.53) - Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
  • (1 Coríntios 10.16) - Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?
  • (1 Coríntios 11.23-25) - 23Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; 24E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. 25Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.

Conclusão: (1 João 1.7) Mas, se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa. 

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started