Primeiros Passos - A fé que vence o mundo

.

Texto base: (1 João 5.4) - Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.

I - A fé naturalA ideia de fé natural refere-se a um conceito simples, em que Deus concede ao ser humano a possibilidade de dar o primeiro passo em direção ao trono de sua Graça para ser salvo.

Deus distribui uma medida mínima de fé para darmos o primeiro passo ao Senhor. 

  • (Salmos 19.1-3) - Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz.

Aqui aprendemos que a glória de Deus é anunciada através das coisas criadas, e seria impossível não crer na existência de Deus, no entanto, alguns insistem na incredulidade, apregoando que o universo surgiu por acaso, ou que sempre existiu, sustentado por leis inerentes e impessoais, não obstante, para não acreditar na existência de Deus é necessário um grande esforço intelectual, e possuir uma razão muito aguçada para chegar a conclusão de que Deus não existe.

  • (Romanos 1.20) - Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;

O apóstolo Paulo, sem nenhuma poesia, é categórico em afirmar que Deus demonstrou seu eterno poder através das coisas criadas, e que os homens que insistem na incredulidade serão indesculpáveis no grande dia da prestação de contas. 

  • (Romanos 12.3) - Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
Isso justifica o porquê algumas pessoas possuem mais fé que outras, e principalmente que a fé pode aumentar ou diminuir. 

II - A fé que nos aproxima de Deus: Fé é diferente de acreditar. Muitos afirmam acreditar em Deus, no entanto, a verdadeira fé é muito mais do que acreditar, pois a fé nos aproxima de Deus e da sua Palavra.

  • (Hebreus 11.1) - Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

A certeza e a convicção das coisas que esperamos, é uma dádiva de Deus que Ele nos concede para vermos o invisível, ouvir o inaudível e alcançar o inalcançável. 

  • (Hebreus 11.6) - Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que Ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.
  • (Romanos 10.17) - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

III - Conceito de fé: πιστις pistis - Convicção da verdade de algo; uma convicção ou crença que diz respeito ao relacionamento do homem com Deus. (James Strong - Léxico Hebraico, Aramaico e Grego)

  • Relativo a Deus: A convicção de que Deus existe e é o criador e governador de todas as coisas, o provedor e doador da salvação eterna em Cristo;

A convicção de que Deus é Todo Poderoso e Salvador é o primordial para uma vida de fé. 

  • Relativo a Cristo: Convicção ou fé forte e benvinda de que Jesus é o Messias, através do qual nós obtemos a salvação eterna no reino de Deus.

A convicção de que Jesus é o Messias trás ao crente a segurança da salvação. 

  • Confiança: A fé com a ideia predominante de confiança; fidelidade, lealdade; caráter de alguém em quem se pode confiar.

A fidelidade é um princípio importante da fé, que nos ensina a confiar em Deus além das circunstâncias. 

IV - A fé não é passiva: É necessário colocar a fé em ação.

  • (Tiago 2.17) - Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.

Tiago ao se referir às obras, está trazendo a ideia de ações no que diz respeito à fé, e de maneira nenhuma está contradizendo Paulo acerca da salvação pela fé sem as obras. 

  • (Tiago 2.26) - Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
  • (Atos 16.5) - De sorte que as igrejas eram confirmadas na fé, e cada dia cresciam em número.

V - A fé deve ser imitada: Devemos olhar parta o homem sim.

No meio evangélico é muito utilizada a expressão: "Você não pode olhar para o homem, pois se olhar para o homem você cai. Você deve olhar somente para Jesus!", em parte essa afirmação está correta, pois ao vemos Pedro andar sobre o mar, ele começou a afundar quando tirou os olhos de Jesus, porém, a bíblia nos incentiva a imitar a fé de nossos irmãos, sendo que, devemos sim olhar para o homem, como um exemplo de fé a ser seguido. 

  • (Hebreus 6.12) - Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.

Aqui o escritor aos Hebreus usa a palavra "negligente" para expressar a importância e o dever de sermos imitadores de homens e mulheres de fé, que herdaram as promessas de Deus. 

  • (Hebreus 13.7) - Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.

O apóstolo dá grande valor aos pastores, que dirigem a vida da igreja com responsabilidade e fé, alimentando os fiéis com a Palavra de Deus. 

Conclusão: Viver a fé que vence o mundo é crescer a cada dia, desfrutando todos os tesouros da fé!

A fé que vence o mundo não deve ser apenas uma maneira de alcançar as bênçãos de Deus, mas sim deve ser encarada como um estilo de vida. 

  • Não devemos desperdiçar a fé natural dada por Deus, com as coisas desse mundo passageiro, mas usá-la para dar os primeiros passos em direção a Deus;
  • Fé é diferente de acreditar, e devemos nos aproximar cada vez mais do Senhor, crendo que Ele é bom para nos abençoar sempre que o busquemos;
  • A fé não é passiva, mas cheia de atitude que transforma tudo ao nosso redor;
  • Imitar a fé é um princípio de unidade cristã que contagia e edifica o corpo de Cristo.

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas 

Ministração em Áudio

Ministração em Vídeo

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started
S