A igreja e a batalha espiritual


Texto base: (Efésios 3.9-11) 9E demonstrar a todos qual seja a comunhão do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo; 10Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, 11Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor.

Introdução: É somente pela igreja de Jesus Cristo que anjos e demônios tomam conhecimento da multiforme Sabedoria de Deus, que outorga toda sua autoridade nos céus, na terra e debaixo da terra, para seus discípulos que são o verdadeiro Corpo de Cristo.

I - O diabo possui armas que temos que resistir: (Tiago 4.7b) Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

  • Decepção: Por meio de diversas situações, o inimigo tem semeado discórdias e divisões no meio do povo de Deus, e tem deixado muitos irmãos decepcionados com a igreja e até mesmo com Deus;
  • Desânimo: Enquanto a Palavra nos ensina a perseverança, satanás tem semeado desânimo, principalmente quando há promessas inalcançáveis que alguns pregadores têm prometido o que Deus não prometeu;
  • Desespero: Está diretamente ligado com a incredulidade e com a falta de confiança em Deus;
  • Distração: O mundo é um banquete de distrações que em todo momento é oferecido, e infelizmente muitos tem preferido a mesa do mundo, ao invés do Pão vivo que desceu do Céu;
  • Engano: Sofisma é o uso de argumento ou raciocínio concebido com o objetivo de produzir a ilusão da verdade, que, embora simule um acordo com as regras da lógica, apresenta, na realidade, uma estrutura interna inconsistente, incorreta e deliberadamente enganosa;
  • Rebeldia: O coração insatisfeito produz murmuração e a murmuração abre a porta da rebeldia.

II - Deus nos deu as armas para vencer o adversário: A batalha é inevitável, entretanto temos que nos preparar.

  • (Efésios 6.13-17) 13Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. 14Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; 15E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; 16Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 17Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
  • (2 Coríntios 10.4-5) Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo;
  • (Lucas 10.18-19) 18E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. 19Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.

III - A vitória pertence ao Senhor: A certeza da vitória se dá pelo fato, de que Jesus já venceu o diabo.

  • (1 João 3.8b) Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.
  • (Colossenses 2.15) E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
  • (2 Tessalonicenses 2.8) E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;
  • Satanás irá sofrer a terrível ira do Deus Todo-Poderoso no lago de fogo para todo sempre:

(Apocalipse 20.10) E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.

Conclusão: Devemos despertar para a iminente realidade da batalha espiritual que a igreja se encontra, porém não há o que temer, pois no General é Cristo e Ele esmagará satanás debaixo de nossos pés!

(Romanos 16.20) E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started