Batismo em Águas

Texto base: (Mateus 28.19) - Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo.

I - Batismo por imersão: A palavra "baptismos" vem do grego e significa "mergulho", "submersão".

  • (Mateus 3.16) - E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre Ele.

II - O batismo identifica o crente com Cristo: em sua morte, sepultamento e ressurreição.

  • (Romanos 6.3-4) - Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

III - O batismo é símbolo da morte do crente para o mundo de pecado.

  • (Romanos 6.6-7) - Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com Ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
  • (2 Timóteo 2.19) - Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade.

IV - O Batismo é o selo de propriedade de Deus

  • (2 Coríntios 1.21-22) - Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu, nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir.

V - O batismo não salva, mas acompanha a salvação

  • (Marcos 16.16) - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

O batismo não salva, Jesus disse que quem crer (e for batizado por crer) será salvo e quem não crer será condenado, note que ele não disse "quem não for batizado será condenado", mas sim "quem não crer".

O batismo segue a fé que nos leva à salvação, mas ele em si não é um meio de salvação. Que o diga aquele ladrão que foi crucificado com Cristo e a quem Jesus disse que estaria com ele ainda aquele dia no paraíso (Lucas 23.39 a 43). Aquele ladrão não tinha condições de passar pelo batismo.

VI - Quem pode se batizar?

  • (Atos 2.41) - De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.

VII - Quando a pessoa está apta para o batismo?

  • (Atos 8.36-38) - E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.

Conclusão: É através do batismo que o novo convertido passa a fazer parte da igreja local.

  • O batismo significa morrer para o pecado e ressuscitar para uma nova vida em Cristo;
  • A disposição de viver de acordo com a vontade de Deus;
  • E a identificação com o povo da aliança de Deus, ou seja, a igreja de Jesus Cristo!

(Efésios 4.5) Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Batismo em Águas

      O batismo em águas é um assunto de extrema importância que compõe nosso discipulado, esse estudo esclarece as dúvidas mais comuns em relação ao batismo em águas. Sendo uma ordenança que Jesus instituiu para a igreja pouco antes da sua ascensão, citada em Mateus:

Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. (Mateus 28.19)

As instruções do Senhor Jesus especificam que a igreja tem a responsabilidade de ensinar a Palavra de Deus, fazer discípulos e batizá-los. Essas coisas devem ser feitas em todos os lugares e por essa razão, o batismo tem uma grande importância e deve ser compreendido com muita propriedade.

O versículo em questão, nos fala também sobre o "ide" do Senhor, que por sinal conhecemos muito bem. O Senhor Jesus nos envia a alcançar as pessoas para receber a palavra da salvação. A expressão "fazei discípulos", nos fala de uma responsabilidade que requer muito empenho e dedicação. É certo que fazer discípulo dá muito trabalho, não se trata de apenas pregar a Palavra. Fazer discípulo é desenvolver um relacionamento entre a pessoa que está discipulando e seu discípulo. Nesse relacionamento é possível experimentar o que o apóstolo Paulo descreve em Romanos 12.15, que diz: "Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram".

Quando Elias chama Eliseu para ser seu substituto no mistério profético, ele nem o chama com palavras, apenas lança sua capa, e com aquele gesto Eliseu entende o chamado para sua vida. Encontramos essa narrativa em 1 Reis 19.19, que diz: "Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele". Eliseu apenas pede permissão para se despedir de sua família e então passa a seguir o profeta.

Eliseu caminhou lado-a-lado com Elias até no último momento e não se apartou dele por nada, conforme 2 Reis 2.2: "E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Betel". Eliseu permaneceu em sua posição de discípulo até o fim, até que Elias foi arrebatado aos céus em 2 Reis 2.11: "E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho".

Baseando-se no exemplo desses dois grandes profetas, temos por certo que para fazer discípulos é necessário muito esforço e compromisso de ambas as partes e ser fiel até o último instante. Por isso, devemos nos atentar a cada dia para a missão que o Senhor Jesus nos deu, o de fazer discípulos, seja discipulando um filho, um amigo ou um irmão da igreja.

Voltando ao texto de Mateus 28, as escrituras sagradas nos atribui a grande responsabilidade que o Senhor nos deu, e ainda acrescenta a total necessidade de levar esses discípulos às águas do batismo.

Batismo por imersão

O primeiro ponto que quero esclarecer sobre o batismo, trata-se de uma dúvida que permeia a mente da maioria dos recém-convertidos, que é a questão do batismo por imersão ou aspersão.

A maioria de nós, viemos de uma tradição católica e fomos batizados quando criança por aspersão, no entanto, quando chagamos na igreja evangélica surge essa dúvida sobre a validade do batismo por aspersão realizado anteriormente, surgindo o dilema sobre a necessidade de se batizar novamente.

Nós evangélicos procuramos adotar uma doutrina mais bíblica possível, e para ter um embasamento sólido e bíblico de como realizar o batismo, não reconhecemos a legitimidade do batismo da igreja católica, por dois motivos: o primeiro é que o batismo praticado pelo catolicismo em crianças, não reflete a ideia de arrependimento, pois não existe a possibilidade de uma criança se arrepender, pois ainda não possui consciência de pecado; e o segundo motivo, trata-se de uma questão etimológica, que a própria palavra no original grego para batismo, é "baptismos" que significa "mergulho" ou "submersão". Então não podemos concluir que somente por jogar um pouco de água sobre a cabeça da pessoa (aspersão), ela pôde ter recebido o batismo bíblico ordenado por Jesus.

Aceitamos, porém, somente o batismo por imersão e de corpo inteiro, pois encontramos em Mateus 3.16 uma base que diz: "E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre Ele". Ora, se Jesus foi batizado por João Batista no rio Jordão (não que Ele tivesse pecado ou necessidade de arrependimento), o texto bíblico declara que Ele "saiu logo da água", então concluímos que por ter saído, logo precisou ter entrado na água (imersão).

Essa explicação é uma inferência, pois na bíblia não encontramos explicitamente que o batismo precisa ser obrigatoriamente por imersão, mas por entender que o Senhor Jesus (nosso maior exemplo), foi batizado por imersão, então seguimos esse modelo de batismo.

O batismo identifica o crente com Cristo

Quero agora trazer alguns aspectos sobre o batismo de uma maneira diferente, irei expor uma visão menos litúrgica e mais espiritual, trazendo um simbolismo profundo sobre o batismo.

O batismo não é meramente um ritual que entramos na igreja, mas trata-se de algo muito mais espiritual do que pensamos, e um exemplo que eu posso compartilhar aqui, é de um batismo que presencie alguns anos atrás: na hora em que os irmãos estavam descendo às águas: surgiu ao meio dia, um lindo arco-íris em volta do sol, foi uma das coisas mais bonitas que eu contemplei em vida, ali Deus estava demostrando um símbolo de sua aliança.

O batismo é um ato físico, porém transmite uma representação espiritual de muita profundidade. Um primeiro aspecto é que o batismo identifica o crente com Cristo, no momento em que uma pessoa está sendo batizada, ela está se identificando com a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo. Em Romanos 6.4, a Palavra do Senhor diz: "Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida". Aqui o apóstolo Paulo fala que quando somos batizados em Cristo, somos batizados também em sua morte, esse texto também nos fala sobre um batismo na morte, algo relacionado ao martírio, porém quando descemos às águas, estamos nos identificando com Cristo na sua morte, porque estamos morrendo para um mundo de pecado, o nosso velho homem morre com Cristo.

Ao se batizar, isso não significa que não iremos mais pecar, conforme Gênesis 4.7, a bíblia diz que o pecado está à porta, e cabe a nós dominá-lo, porém depois do batismo, Deus nos oferece a possibilidade de termos uma vida nova com Deus, "assim andemos nós também em novidade de vida". Aquele pecado que não conseguíamos resistir, agora se torna possível. O batismo também é símbolo de morte do crente para o mundo, em Romanos 6.6 a Palavra diz: "Sabendo isto que o nosso velho homem foi com Ele crucificado para que o corpo do pecado seja desfeito para que nós não sirvamos mais ao pecado, porque aquele que está morto está justificado do pecado", o apostolo Paulo nos fala dessa crucificação, que o nosso velho homem foi crucificado com Cristo e essa crucificação foi por um propósito: para que o corpo do pecado seja desfeito.

A partir de 17:54

O batismo não deve ser uma opção, descer as aguas é a consequência da sua fé em Jesus, então se você aceitou Jesus, se você desceu as aguas você está sacrificando o seu velho homem com Cristo, então se o corpo do pecado está sendo desfeito por causa desta morte então nos não sirvamos mais o pecado, nos sempre aqui na terra seremos pecadores mais nos somos agora pecadores arrependidos que buscam o arrependimento , porque existe diferença de um pecador que peca e não se arrepende e o pecador que buscam o arrependimento porque nos já colocamos Jesus em primeiro lugar no nosso coração e o salário do pecado já começa a perder o efeito sobre nos porque o nosso corpo que pecava morreu, e nos encontramos a pedir o arrependimento, mas o arrependimento não deve ser um sentimento, ainda que você cometa pecado imediatamente deve pedir perdão ainda que você pecou sabendo de tudo e de proposito, você deve pedir perdão e dizer que você e um hipócrita, falar que foi de proposito e falar a verdade pro Senhor, e ele ira te perdoar, porque Ele te ama.

A partir de 20:54

Pode ser que depois que você se batize, você cometa pecado mais nunca se deixe levar por ele, porque um abismo leva a outro abismo, mais se você se arrepender certamente Jesus ira te perdoar, outro versículo que diz que depois que nós nos batizamos, nos temos nosso corpo reconhecido por Cristo fica em segunda Timotio 2:19 diz ¨Tendo este selo , o Senhor conhece os que são seus, e todo aquele que profere o nome de Cristo aparta-se da iniquidade¨, o batismo e um símbolo dessa morte porque você está professando o nome do Senhor, e um momento que você profere em público, nos céus, na terra e debaixo da terra que você é de cristo, e você passa a se tornar um cristão e esse selo que Deus coloca em você significa que você é propriedade Dele, é um dever você se apartar da iniquidade porque nos não conseguiríamos chegar no céu ainda cheio de coisas que Deus nos deu ainda sujos, sendo que Deus nos deu a oportunidade de nos limparmos e não conviver com o pecado porque não da para servir a dois senhores, o pecado só é o fruto da iniquidade, não adianta você ficar querendo jogar os frutos fora sendo que a raiz sempre vai estar produzindo mais e mais.

Em 2Cor 1:21 -Colocar o que esta escrito----- Então nos recebemos o selo de propriedade de Deus nas nossas vidas, Deus nos livra da retaliação do inimigo mais isso acontece des do dia em que aceitamos Jesus , nesse dia nos declaramos guerra contra as trevas porque é a hora em que fazemos uma aliança com jesus Cristo

Desde 27:35

Depois de declararmos guerra contra as trevas, o diabo sabe que não consegue te ter mais, e ele tenta atrasar o seu ministério , se você tem o proposito de ser pastor, levita ele vai tentar te atrasar, ele vai querer que o pecado te tire da presença, que o seu proposito de servir mude, uma vida dupla e horrível, um pastor fala de santidade no culto e quando chega em casa comete pecado, quando eu ouço falar disso eu fico pensando que deve ter uma enorme luta no seu interior, a carne brigando com o espirito, como um pastor consegue pregar aquilo que ele nem se esforça pra fazer

A partir de 30:20

O batismo não pode te levar para o céu, mais ele acompanha a salvação, em Marcos 16:16-----colocar versículo---, então o batismo ele não salva mais ele é preciso em seu caminho aqui na terra, se eu creio porque que eu não me batizo? Se eu creio oque me impede de ser batizado? Mais se eu não for batizado e crer eu vou ser salvo, nos temos o exemplo do ladrão da cruz, ele se arrependeu no ultimo momento e foi salvo por Jesus

A partir de 36:27

Mais existe uma pergunta que as vezes é muito complicada nas igrejas, quem pode se batizar? Existe igrejas que não permitem se o irmão estiver em pecado, fumam ou bebem, mais oque a Biblia diz? Em atos 2:41 diz -------colocar versículo----, então quem pode se batizar é quem recebeu a palavra de bom grado, porque nesse ¨episodio¨ Pedro não ficou la perguntando para as três mil pessoas quem cometia pecado e quem não cometia, então se você tem fé em Cristo, se você o ama e ama a palavra, NADA te impede de se batizar.

A partir de 41:34

Você sabe quando alguém está preparado para ser batizado? 'É uma duvida que muitos cristãos tem na hora do batismo, em atos 8:36--------colocar o versículo----,a única coisa que você precisa para se batizar é crer que Jesus é o filho de Deus, ter fé Nele e acreditar, um exemplo que eu posso dar parecido com esse é de min mesmo no meu batismo, eu estava na rua e passei por uma igreja e Jesus me puxou com ¨laços de amor¨ e eu entrei na igreja, naquele mesmo dia eu aceitei Jesus e no final do culto o pastor perguntou se alguém queria se batizar, e eu levantei a minha mão porque eu acreditei em Deus e tinha a plena certeza que Ele era meu Salvador, além de nós fazermos essa aliança nos estaremos também ¨mergulhando¨ no corpo de Cristo.

O batismo é símbolo da morte do crente para o mundo de pecado.

(Romanos 6.6-7) - Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com Ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado.

(2 Timóteo 2.19) - Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade.

O Batismo é o selo de propriedade de Deus

(2 Coríntios 1.21-22) - Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu, nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir.

O batismo não salva, mas acompanha a salvação

(Marcos 16.16) - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

O batismo não salva, Jesus disse que quem crer (e for batizado por crer) será salvo e quem não crer será condenado, note que ele não disse "quem não for batizado será condenado", mas sim "quem não crer".

O batismo segue a fé que nos leva à salvação, mas ele em si não é um meio de salvação. Que o diga aquele ladrão que foi crucificado com Cristo e a quem Jesus disse que estaria com ele ainda aquele dia no paraíso (Lucas 23.39 a 43). Aquele ladrão não tinha condições de passar pelo batismo.

Quem pode se batizar?

(Atos 2.41) - De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia a

Quando a pessoa está apta para o batismo?

(Atos 8.36-38) - E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.

Conclusão: É através do batismo que o novo convertido passa a fazer parte da igreja local.

  • O batismo significa morrer para o pecado e ressuscitar para uma nova vida em Cristo;
  • A disposição de viver de acordo com a vontade de Deus;
  • E a identificação com o povo da aliança de Deus, ou seja, a igreja de Jesus Cristo!
Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started