Cura interior

Texto base: (Isaías 61.1) O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; (Esse texto se repete em Lucas 4.18)

A questão do pecado: Quando pecamos, damos o direito legal ao inimigo para nos prender e oprimir, pois o pecado nos separa de Deus!

  • (João 8.34) Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado.
  • (Isaías 59.2) Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.

Transição: Toda legalidade pode ser quebrada com oração de confissão e renúncia, porém o problema não acaba aí, pois feridas na alma também podem ser prisões espirituais e arrebatam muita gente!

Introdução: Todo processo de libertação vem acompanhado de Cura Interior!

  • O que não é Cura Interior: Não é psicoterapia, pois não trata de diagnósticos psíquicos alheios a espiritualidade.
  • O que é Cura Interior: São questões da alma atreladas ao mundo espiritual, estando sujeitas a opressões malignas e principalmente sujeitas à fé em Jesus Cristo que é Poderoso para curar todo nosso interior.
  • Composição da Alma: Cura interior trata da restauração da alma, em sua complexidade existencial.
  • Mente: A mente abrange o Intelecto, inteligência, raciocínio, razão e memória;
  • Emoção: Trata-se da manifestação dos sentimentos;
  • Vontade: Onde as decisões do homem se formam. Pede receber influência;
  • Livre Arbítrio: Onde as decisões são tomadas; Responsabilidade total do homem;
  • Inconsciência: Lugar onde tudo é gravado, não temos acesso, mas exerce influência nas decisões;
  • Consciência: É chamada de 'voz da alma' que aprova ou reprova os atos. Morais e Absolutos.

Proposição: Para sermos curados naquilo que há dentro de nós, é necessário primeiro crer em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, e entregar nossas vidas a Ele por completo, e assim então daremos início a um real processo de Libertação e Cura Interior!

I - Premissas básicas para Cura Interior

  • Todo esse processo exige um posicionamento do cristão que DESEJA ser liberto e curado em sua alma;
  • Exige a santificação da vida, renúncia de certos sentimentos e afastamento do pecado;
  • E principalmente é necessário a liberação de perdão para os outros e para si mesmo.

II - Etapas da Cura Interior

  • Identificar as feridas: Trazer a tona os fatos que provocaram dor emocional, ou seja, tocar nas feridas;
  • Desfazer as fortalezas da mente: Abrir mão das mágoas, que impedem a ação do Espírito Santo;
  • Decidir mudar: Ter uma mudança de mente e levar à cruz de Cristo todos os traumas, mágoas e medos, e receber de Jesus seu próprio fardo que é leve e suave.

(Mateus 11.28-30) 28Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

III - O princípio da confissão: Pecados não confessados são como lixo no leito de um rio. Tornam as águas poluídas, escassas e sem vida. Geram morte, enfermidade e maldição.

  • Um pecado só é confessado quando aquele que o cometeu o reconhece como tal;
  • Nesse processo, há uma ação do Espírito Santo que nos convence do pecado (João 16.7-8);
  • A confissão de um pecado é um ato de fé e não de sentimentos.

(Tiago 5.16) Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

Conclusão: A Cura Interior faz parte do processo de santificação do povo de Deus, daqueles que foram lavados no sangue do Cordeiro, que nasceram de novo e que tem certeza da sua salvação, tendo fé que herdarão a vida eterna, por Cristo Jesus o Salvador.

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started