Fé em Deus

Texto base: (João 4.23-24) Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

Introdução: Para ter fé em Deus é necessário conhece-Lo, e o conhecimento de Deus é o principal fundamento de nossa fé. É somente conhecendo o objeto da nossa adoração, que saberemos como nos relacionar corretamente com Ele, como obedecê-Lo e como adora-Lo.

I - Princípios da Fé em Deus: (Gênesis 1.1) No princípio criou Deus os céus e a terra.

  • Deus Existe: A Bíblia não procura provar a existência de Deus. O fato dessa existência é dado como inquestionável por toda a Escritura.
  • Ele se revelou em Sua Palavra Divina: Embora a verdade da existência de Deus seja aceita pela fé, esta fé se baseia numa informação confiável, ou seja, a inerrante Palavra de Deus.
  • Bereshit Bara Elohiym: Em Gênesis 1.1, Deus, traz o Universo à Existência a partir do NADA!

II - Atributos de Deus

Atributos Incomunicáveis: São os atributos intransferíveis de Deus

  • Aseidade: consiste em derivar sua existência de si mesmo, ou seja, existir por si próprio;
  • Imutabilidade: é a qualidade de não ser capaz de se alterar;
  • Infinitude: Eternidade (infinitude aplicada ao tempo); Imensidão (infinitude aplicada ao espaço);
  • Simplicidade: Deus não é constituído de partes, o ser de Deus é idêntico aos seus atributos;
  • Onipotência: é a qualidade de ter a capacidade de fazer qualquer coisa existir;
  • Onipresença: é a capacidade de estar em todos os lugares ao mesmo tempo;
  • Onisciência: é deter todo o saber, saber tudo o que se pode conhecer, incluindo pensamentos, sentimentos, vida, passado, presente, futuro e todo o universo.

Atributos Comunicáveis: São aqueles que Deus compartilha com as suas criaturas

  • Conhecimento; Bondade; Amor; Santidade; Justiça; Verdade; Soberania; Vontade.

(1 João 3.2) Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos.

III - A Fé inocente

  • (Lucas 10.21) Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.
  • (Mateus 21.16) E disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?
  • (Mateus 18.2-4) E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles, E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.

Conclusão: Se Deus não é conhecido, não pode ser obedecido; porque a obediência é sempre baseada sobre o conhecimento. Quando a alma é abençoada com o conhecimento de Deus, descobre que este conhecimento é vida, e vida é poder; e quando se tem pode-se agir.

(João 17.3) E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste. 

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started