Imposição das mãos


Texto Base: (Hebreus 6.1-3) 1Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, 2E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno. 3E isto faremos, se Deus o permitir.

Introdução: A imposição de mãos é o ato de colocar as mãos sobre alguém ou alguma coisa com intenção de transferir profeticamente elementos espirituais. Há gestos físicos que têm grandes significados espirituais.

I - Deus operou pela imposição de mãos: Por muitas vezes lemos que "a mão do Senhor veio sobre alguém" e cada vez que isso acontecia, alguma experiência sobrenatural era desencadeada.

  • (1 Reis 18.46) E a mão do Senhor estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jizreel.
  • (Ezequiel 37.1) Veio sobre mim a mão do SENHOR, e Ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.
  • (Êxodo 33.22-23) E acontecerá que, quando a minha glória passar, pôr-te-ei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado. E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.

II - Jesus operou pela imposição de mãos: Os milagres que Jesus realizava, quase sempre eram através da imposição de mãos.

  • (Lucas 13.12-13) E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus.
  • (Marcos 8.23) E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa.
  • (Lucas 4.40) E, ao pôr do sol, todos os que tinham enfermos de várias doenças lhos traziam; e, pondo as mãos sobre cada um deles, os curava.

III - Um princípio espiritual a ser observado: A figura do antigo testamento nos alerta para uma possibilidade a ser observada, a transferência através da imposição de mãos.

  • (Levítico 16.21-22) E Arão porá ambas as suas mãos sobre a cabeça do bode vivo, e sobre ele confessará todas as iniquidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado para isso. Assim aquele bode levará sobre si todas as iniquidades deles à terra solitária; e deixará o bode no deserto.

IV - Transferência de Bênçãos: Esse é o sentido mais básico do uso da imposição das mãos.

  • (Levítico 9.22a) Depois Arão levantou as suas mãos ao povo e o abençoou;
  • (Mateus 19.14-15) Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus. E, tendo-lhes imposto as mãos, partiu dali.
  • (Marcos 10.16) E, tomando-os nos seus braços, e impondo-lhes as mãos, os abençoou.

V - Cuidados com a imposição de mãos: Há um tremendo poder quando, em fé, colocamos nossas mãos sobre alguém, porém são necessários alguns cuidados no exercício desta prática.

  • Em primeiro lugar, não devemos permitir que pessoas de caráter e fé duvidosa nos toquem com a intenção de ministrar sobre nós;
  • E principalmente, nós mesmos devemos cuidar para que não haja brechas de pecado ou falta de fé em nossas vidas, especialmente quando vamos ministrar sobre pessoas oprimidas e endemoninhadas. Ministrar com brechas na vida pode ser um perigo, pois influências podem nos ser transmitidas.

Conclusão: A imposição das mãos é uma prática encontrada em todo o mundo em várias formas, geralmente com conotação espiritual. Os significados a ela atribuídos são muitos, mas substancialmente os principais valores na Igreja de Cristo são: Consagrar ao Senhor, Ministrar Cura e Ministrar Dons.

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started