Mergulhando no universo da alma

Texto Base: (Gênesis 2.7) E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

Introdução: Quando analisamos o homem do ponto de vista de sua constituição, a antropologia tricotomista descreve o ser humano como um ser composto de três partes: corpo, alma e espírito.

C.I. Scofield: "Sendo o homem espírito, é capaz de ter conhecimento de Deus e comunhão com Ele; sendo alma, ele tem conhecimento de si mesmo; sendo corpo, tem através dos sentidos, conhecimento do mundo em que vive".

  • A importância da Palavra de Deus no contexto da alma: (Hebreus 4.12) Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Definição: No conceito bíblico, a alma é uma substância espiritual, que forma nosso "Homem Interior".

A alma inclui o intelecto, que nos ajuda no presente estado de existência e emoções que procedem dos sentidos, onde revela nossa personalidade.

  • A alma estabelece contato com o mundo por meio do corpo, assim, o sentir, o pensar, o exercer vontade e outros atos são atribuídos a nossa alma.

I - Faculdade intelectual da alma

  • (Provérbios 19.2a) Assim também ficar a alma sem conhecimento não é bom;
  • (Salmos 13.2a) Até quando consultarei com a minha alma.
  • (Salmos 139.14) Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.

II - Faculdade emotiva da alma

  • (Lucas 1.46-47) 46Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, 47E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador.
  • (Zacarias 11.8) E destruí os três pastores num mês; porque a minha alma se impacientou [angustiou] deles, e também a alma deles se enfastiou [aborreceu] de mim.
  • (Jó 10.1) A minha alma tem tédio da minha vida; darei livre curso à minha queixa, falarei na amargura da minha alma.

III - A alma em sua simplicidade

  • Sensação: Algumas sensações só podem ser percebidas pela alma, no tocante ao que nos agrada, ou nos aborrece, como naquela sensação de que não se vai com a "cara" de alguém;
  • Reflexão: A alma humana pode voltar-se sobre si mesma para conhecer-se nos seus atos e nas circunstâncias que nos cercam;
  • Atividade: A alma exerce também diversas funções através do corpo, tais como: Visão, Audição, Paladar, Olfato e Tato, pois exerce funções da vida física e intelectual.

Conclusão: Falar de nossa alma é entrar em um universo de descobertas, que irá estimular-nos a cada dia mais nos entregar por completo ao Senhor que é o Eterno possuidor da alma humana.

(Jó 12.10) Na sua mão está a alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda a carne humana.

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started