O ministério de Apóstolo

Texto base: (Efésios 4.11-12) 11E ELE concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres. 12Com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo.

  • O propósito do chamado Ministerial: A palavra katartismos gr. καταρτισμος traduzida por "aperfeiçoamento" e denota um ajuste ou preparação plena, implicando um processo que é conduzido até à consumação;
  • O chamado vem do Espírito Santo: Perceber uma necessidade não é um chamado para o ministério!

(Atos 13.1-2) 1Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão por sobrenome Niger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo. 2E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me agora a Barnabé e a Saulo para a obra a que OS TENHO CHAMADO.

  • Uma unção evidencia o chamado Ministerial: (Levítico 8.12) Depois derramou do azeite da unção sobre a cabeça de Arão, e ungiu-o, para santificá-lo.

I - Significado da palavra Apóstolo: Apostolos gr.αποστολος - Comissionado, alguém enviado com ordens.

O ofício apostólico encabeça a lista de Efésios 4, e parece ter maior importância ministerial, porém conceitualmente, o apóstolo é um ministro enviado a abrir espaços para novas conquistas para Cristo e para a igreja.

II - Quatro classes de Apóstolos: Cada uma dessas classes possui uma unção diferente.

  • Jesus o Apóstolo Supremo: O próprio Jesus é um Apóstolo, e ocupa uma classe por Si Mesmo, Ele foi o "Enviado" pelo Pai para proporcionar a expiação dos pecados do mundo. Nenhum outro apóstolo terá esse chamado.

(Hebreus 3.1) Por isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão;

  • Apóstolo do Cordeiro: Estes eram os doze apóstolos que foram testemunhas oculares da vida, ministério, morte, sepultamento e ressurreição de Jesus (Atos 1.21,22). Ninguém, nem mesmo Paulo, seria um apóstolo no sentido em que os doze eram. Há somente doze apóstolos do Cordeiro (Apocalipse 21.14);
  • Apóstolos do Novo Testamento: O Novo Testamento chama muitos outros de apóstolos: Barnabé e Paulo (Atos 14.14); Tiago, o irmão do Senhor (Gálatas 1.19); Andrônico e Junias (Romanos 16.7); Silvano e Timóteo (1 Tessalonicenses 1.1;2.6); Apolo (1 Co 4.4-9); Dois irmãos não nomeados (2 Co 8.23); Epafrodito (Fp 2.25).

Sua função é lançar o fundamento da igreja: (1 Coríntios 3.10) Segundo a graça de Deus que me foi dada, LANCEI O FUNDAMENTO como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém, cada um veja como edifica.

  • Apóstolos Contemporâneos: O trabalho do apóstolo de hoje é encontrar e estabelecer igrejas locais individuais por todo o mundo;

III - As marcas que devemos observar em um apóstolo hoje

  • Acima de tudo, um pregador ou mestre da Palavra;
  • Dons espirituais observáveis e proeminentes;
  • Profunda experiência pessoal com o Senhor;
  • Poder e capacidade para estabelecer igrejas;
  • Capaz de prover liderança espiritual adequada.

(1 Coríntios 9.2) Se não sou apóstolo para outrem, certamente o sou para vós outros, porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor.

Conclusão: Não se preocupe com nomes e títulos, se você não sabe para qual ofício Deus te chamou, não se preocupe, deixe que o próprio Deus te coloque no ofício que Ele tem para você!

Os ofícios mais preeminentes não recebem maior galardão; somente há maior responsabilidade.

Deus recompensará a fidelidade!

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa. 

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started