Imposição de mãos para consagrar ao Senhor

Introdução: A imposição de mãos para consagrar a Senhor, não é apenas uma apresentação pública para se obter autoridade aos olhos dos homens, mas um legítimo ato de consagração diante de Deus.

I - O princípio da imposição de mãos para consagrar a ministério: (Números 8.9-11) 9E farás chegar os levitas perante a tenda da congregação e ajuntarás toda a congregação dos filhos de Israel. 10Farás, pois, chegar os levitas perante o Senhor; e os filhos de Israel porão as suas mãos sobre os levitas. 11E Arão oferecerá os levitas por oferta movida, perante o Senhor, pelos filhos de Israel; e serão para servirem no ministério do Senhor.

II - A imposição de mãos para investir de autoridade: (Números 27.18-20) 18Então disse o Senhor a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe a tua mão sobre ele. 19E apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, e dá-lhe as tuas ordens na presença deles. 20E põe sobre ele da tua glória, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel.

III - O testemunho interior: (Hebreus 10.15-16 NVI) 15O Espírito Santo também nos testifica a este respeito. Primeiro ele diz: 16"Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei as minhas leis em seus corações e as escreverei em suas mentes";

A prática da imposição de mãos é um sinal externo daquilo que Deus já proporcionou na vida de uma pessoa. Ela não inicia uma vocação mas a reconhece e a confirma diante da igreja.

IV - A escolha é de Deus: (Atos 13.2-3) E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.

V - A precipitação em impor as mãos: (1 Timóteo 5.22) A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro.

  • (1 Timóteo 3.10) E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.
  • (1 Timóteo 3.2-4) 2Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 3Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; 4Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia.
  • (1 Timóteo 3.6) Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.
  • (1 Timóteo 3.7) Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.

Devemos zelar para não delegar autoridade e estabelecer no ministério pessoas despreparadas.

VI - Visão eclesiástica ampliada: A doutrina de imposição de mãos não termina com a ordenação de ministros dos cinco ministérios de Efésios 4.11, mas cremos que a ordenação de oficiais e cooperadores, também é parte importantíssima do ministério da imposição de mãos.

  • Ministérios: Apóstolo, Profeta, Evangelista, Pastor e Mestre. 
  • Ofícios: Bispo, Presbítero, Diácono, Missionário, Libertador e Intercessor. 
  • Cooperação: Cooperador 

Conclusão: Os que a igreja reconhece como chamados para um trabalho eclesiástico, que já dão prova de sua capacitação espiritual, recebem das autoridades da igreja a imposição de mãos em uma cerimônia de ordenação, um emblema do que Deus já fez. Ao receber a delegação da igreja o obreiro recebe autoridade eclesiástica e espiritual, para o trabalho a ser realizado ou função a ser exercida.

(Salmos 90.17) E seja sobre nós a formosura do Senhor nosso Deus, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos.

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started