.

Salvação uma questão de escolha

Texto base: (1 Timóteo 2.3-4) - Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

Paulo deixa muito claro nesse texto que é da vontade de Deus que todos sejam salvos. 

Pergunta: Ser salvo do que?

É comum as pessoas acharem que precisamos ser salvos do diabo, ou do pecado, porém é de suma importância esclarecer que nossa salvação diz respeito à ira divina que cairá sobre a terra para punir àqueles que rejeitam a Graça de Deus. 

I - Salvação é uma questão de escolha: O homem possui o livre arbítrio para decidir o seu próprio destino eterno. 

Há pelo menos duas escolas teológicas de doutrina da salvação, a primeira é a de João Calvino que defendeu a predestinação e a segunda (que nós cremos) é a de Jacó Armínio que entendeu que a salvação é uma questão de livre arbítrio, em que o homem pode resistir a Deus no que diz respeito a sua salvação. 

  • (Deuteronômio 30.19) - Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.

Uma audiência celestial é estabelecida e Deus propõe a vida e a morte, para que o homem faça a sua escolha, e como Deus é bom, Ele ainda sugere que escolhamos a vida. 

II - A terrível consequência do pecado: O pecado engana e seduz, mas cobra o seu salário.

O termo "pecado" vem do grego αμαρτια hamartia, que significa "errar o alvo", o que trás a ideia de errar o alvo da vontade de Deus para nossas vidas. 

  • (Romanos 6.23) - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

III - Padrão básico de perfeição: Os dez mandamentos (Decálogo)

Esse padrão mínimo de santidade estabelecido por Deus, nos mostra que jamais conseguiremos alcançar nossa salvação pelo cumprimento da lei, mas precisamos depender totalmente da graça divina e da redenção por nosso Salvador Jesus Cristo que nos resgatou da maldição do pecado. Se tropeçarmos em um único mandamento somos culpados de toda a lei, conforme Tiago 2.10. 

  • (Êxodo 20.4,7,10-17) - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. Não matarás. Não adulterarás. Não furtarás. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

IV - A Salvação é somente pela graça: Não fazemos boas obras para sermos salvos, mas fazemos boas obras porque somos salvos.

A palavra "graça" vem do grego χαρις charis, que significa "favor imerecido", sendo um fruto exclusivo da bondade e misericórdia de Deus para com quem crê em Jesus Cristo 

  • (Efésios 2.8-10) - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Não há nada que podemos fazer para "comprar" nossa salvação, não obstante, crer em Jesus Cristo para tornarmos participantes dessa graça. O termo já fala por si só: é de graça! 

  • (João 3.16) - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

O amor de Deus é o ápice dessa Graça, ao ponto de sacrificar seu único Filho por amor. 

V - Necessidade de confissão: Assumir nossa fé publicamente é uma condição "sine qua non" para sermos salvos. 

"Sine qua non" é uma locução adjetiva, do latim, que significa "sem a qual não". É uma expressão frequentemente usada no nosso vocabulário e faz referência a uma ação ou condição que é indispensável, que é imprescindível ou que é essencial.

  • (Romanos 10.9-10) - A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
  • (Mateus 10.32-33) - Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.

Há um grande perigo de negar a Cristo, pois Ele próprio declara que a consequência de negá-Lo diante do homem é que Ele nos negará diante de Deus.

Resposta: Ser salvo da ira de Deus!

A ira de Deus é uma coisa espantosa, assustadora e iminente. Alguns alegam uma percepção equivocada no que diz respeito à ira de Deus, pois enxergam um Deus duro e punidor no Antigo Testamento e um Deus amoroso e salvador no Novo Testamento, no entanto o texto é claro em afirmar que os pecadores descritos em Apocalipse 6, queriam se esconder da ira do Cordeiro, ou seja, do próprio Jesus. 

  • (Apocalipse 6.14-17) - E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares. E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?

Conclusão: A conversão cristã é o ato pelo qual a pessoa se volta do pecado para Jesus Cristo, tanto para obter perdão dos pecados, como para se libertar deles.

A salvação vem acompanhada de uma notória mudança de vida. 

(Salmos 85.9-11) - Certamente que a salvação está perto daqueles que o temem, para que a glória habite na nossa terra. A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram. A verdade brotará da terra, e a justiça olhará desde os céus.

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas 

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started