Dom de variedade de Línguas

Dons de Inspiração

Texto base: (1 Coríntios 12.10) A outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.

Introdução: Trata-se de um fenômeno através do qual o Espírito Santo possibilita o crente a falar uma ou mais línguas, de forma miraculosa.

  • É uma evidência do batismo no Espírito Santo: (Atos 2.4) Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.
  • Tem um propósito especial: (1 Coríntios 14.2) Pois quem fala em língua não fala aos homens, mas a Deus. De fato, ninguém o entende; em espírito fala mistérios.

Através do dom de línguas, o Espírito Santo produz a oração em nosso espírito.

I - O uso a nível pessoal: Trata-se primariamente de um dom devocional.

  • Línguas para edificação: É um dom que toda a igreja deve buscar, pois é essencial para o crescimento espiritual do crente.

(1 Coríntios 14.4) Quem fala em língua a si mesmo se edifica, mas quem profetiza edifica a igreja.

(1 Coríntios 14.14-15) Pois, se oro em língua, meu espírito ora, mas a minha mente fica infrutífera. Então, que farei? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.

II - O uso no ministério público: Todas as línguas em essência são as mesmas, mas o seu uso, propósito e finalidade são diferentes no meio da Igreja, pois precisam trazer edificação.

(1 Coríntios 14.18-19) Dou graças a Deus por falar em línguas mais do que todos vocês. Todavia, na igreja prefiro falar cinco palavras compreensíveis para instruir os outros a falar dez mil palavras em língua.

  • Línguas estrangeiras: (1 Coríntios 14.10) Sem dúvida, há diversos idiomas no mundo; todavia, nenhum deles é sem sentido. As línguas faladas no dia de Pentecostes foram línguas estrangeiras e entendidas sobrenaturalmente!

(Atos 2.5-6) Havia em Jerusalém judeus, tementes a Deus, vindos de todas as nações do mundo. Ouvindo-se este som, ajuntou-se uma multidão que ficou perplexa, pois cada um os ouvia falar em sua própria língua.

  • Línguas para interpretação: Quem fala profeticamente para a interpretação trás edificação de forma extraordinária para a igreja, pois manifesta a beleza e a unidade do corpo de Cristo.

(1 Coríntios 14.13) Por isso, quem fala em língua, ore para que a possa interpretar.

(1 Coríntios 14.26) Portanto, que diremos, irmãos? Quando vocês se reúnem, cada um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma palavra em língua ou uma interpretação. Tudo seja feito para a edificação da igreja.

  • Línguas para o incrédulo: Deus é capaz de manifestar um sinal especial ao falar em linguagem não inteligível.

(1 Coríntios 14.21-23) 21Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor. 22De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis. 23Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?

O Espírito Santo faz na igreja por meio do dom do falar em línguas um sinal para o incrédulo, e isso não é um sinal que conduz à fé, mas um sinal que causa rejeição e endurecimento.

Conclusão: Essa riqueza tão viva de manifestações na igreja através dos dons de línguas é um grande presente de Deus, contudo reside nela o perigo de levar as reuniões a uma desordem, e isso deve a ser sempre evitado.

(1 Coríntios 14.39-40) Portanto, meus irmãos, busquem com dedicação o profetizar e não proíbam o falar em línguas. Mas tudo deve ser feito com decência e ordem.

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started