Vaso santificado para honra

Texto Base: (2 Timóteo 2.20-21) 20Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. 21De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.

I - A ação ativa de Deus como Oleiro: (Jeremias 18.6) Não poderei Eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

  • A profissão de oleiro é uma das mais antigas e até hoje pouca coisa mudou.
  • A principal matéria prima continua sendo o barro!

II - Passos para a formação do vaso

  • Escolher ou separar o Barro: Existe mais de 200 (duzentos) tipos de barro na natureza;
  • Amassar o Barro: No processo de amassar é que aparecem as sujeiras;
  • A moldagem do Barro: O oleiro vai modelando de dentro para fora e dando forma ao vaso;
  • A Fornalha de Fogo: Com o calor da fornalha ocorre um processo de purificação, sendo que o fogo deixa o vaso resistente.

Transição: Na formação do vaso, parece ser um processo passivo, que depende totalmente do Oleiro, porém o apóstolo Paulo nos ensina que a finalidade de cada vaso, irá depender da atitude de cada um!

Proposição: Para ser um vaso para honra, é necessário estar santificado para o uso do Senhor!

I - Significado da palavra Santidade

  • Hebraico qodesh: Santidade, sacralidade, posto à parte, separado;
  • Grego: hagiotes: Santidade num sentido moral.

II - A Santidade é o alicerce de toda autoridade e justiça

  • (Salmos 47.8 ACF) Deus reina sobre os gentios; Deus se assenta sobre o trono da sua santidade.
  • (Efésios 4.24 ACF) E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

III - A Santidade e seu poder de consagração

  • (Zacarias 14.20 ACF) Naquele dia será gravado sobre as campainhas dos cavalos: SANTIDADE AO SENHOR; e as panelas na casa do SENHOR serão como as bacias diante do altar.

IV - A Santidade como ornamento da igreja de Cristo

  • (Salmos 93.5 NVI) Os teus mandamentos permanecem firmes e fiéis; a santidade, Senhor, é o ornamento perpétuo da tua casa.
  • (Salmos 110.3 ACF) O teu povo será mui voluntário no dia do teu poder; nos ornamentos de santidade, desde a madre da alva, tu tens o orvalho da tua mocidade.

Hebraico hadar: Ornamento, esplendor, honra e majestade.

Conclusão: A Santificação é uma atitude constante e progressiva. Iniciando na conversão deve prosseguir durante todo o tempo de nossa vida na terra.

  • (1 Tessalonicenses 3.13 ACF) Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.
  • (Hebreus 12.14) Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa. 

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started