Visão eclesiológica

Texto base(Efésios 3.10) Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus.

Definição: Eclesiologia é o estudo que trata da doutrina da Igreja em sua origem, sua disciplina, seu papel social, suas doutrinas, a relação com outras denominações e sua forma de governo.

I - Novo conceito de hierarquia: Os que assumem ministérios e ofícios na igreja não são superiores aos demais, apenas assumem maior responsabilidade. Todo crente nascido de novo, possui uma posição sacerdotal!

  • (1 Pedro 2.9) Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

II - Autoridade intrínseca: O próprio Deus possui a autoridade necessária para cada função na Igreja, aqueles que são chamados ao ministério.

  • (Romanos 8.30) E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

III - O corpo ministerial: (Romanos 12.4-5) 4Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, 5assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.

a) Poder para estabelecer: A igreja nasce no Coração de Deus, que compartilha a visão para estabelecer.

  • Evangelista: Nenhuma igreja local inicia um trabalho em uma região sem enviar os evangelistas;
  • Missionário: Permanece por um tempo determinado, até que a igreja seja estabelecida;
  • Apóstolo: São os comissionados por Jesus com a missão de abrir e estabelecer igrejas locais.

b) Cuidados com o rebanho: Trata-se dos pastores auxiliares do Grande e bom Pastor Jesus Cristo!

  • Presbítero: Significa "ancião", no Novo Testamento era um líder nas congregações cristãs locais. O ofício do presbítero é reconhecido como um pastor auxiliar ou pastor em treinamento.
  • Pastor: Um pastor é alguém que se dedica a cuidar, alimentar e guardar ovelhas. O pastor ministerial, dirigi uma Igreja local e cuida de suas necessidades espirituais. A consagração deve ser realizada no momento em que ele assume um rebanho.
  • Bispo: "episkopos" significa superintendente ou supervisor de igrejas cristãs. Não é uma regra que o bispo seja um pastor, mas geralmente ele já é um pastor local, que assume a supervisão de mais de uma igreja.

c) Construção de bases: O mestre (didasko) desempenha o ofício de edificação das bases através do ensino.

d) Colaboração essencial: Um cooperador é aquele que exerce o papel de líder nos departamentos da igreja.

e) Prontidão para servir: A diaconia é composta por aqueles que sempre estão dispostos a servir.

f) Ministério profético: A igreja profética dos últimos dias deve penetrar nas dimensões do Espírito.

  • Profeta: O ministério do Profeta assume um papel de extrema importância na Igreja.
  • (Provérbios 29.18a) Não havendo profecia, o povo perece.
  • Libertador:É uma importante extensão do ministério de Cristo (Isaías 61).
  • Intercessor: O ministério de Intercessão é a "casa das máquinas" da Igreja, onde tudo é gerado.

Conclusão: Temos esse modelo Eclesiástico de atribuição de ministérios e ofícios que se mais se aproxima dos conceitos contidos na Palavra de Deus.

(Atos 14.27) E, quando chegaram e reuniram a igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles, e como abrira aos gentios a porta da fé.

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa. 

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started