A doutrina de Cristo

Texto base: (Hebreus 6.1-3) Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, e da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno. E isto faremos, se Deus o permitir.

Introdução: Como cristãos, é essencial termos o conhecimento dos rudimentos da doutrina de Cristo, para que possamos crescer e ser levado para o que é perfeito e descobrir os tesouros celestiais da palavra de Deus.

1 - Definição de Doutrina: Doutrinas bíblicas são as verdades reveladas pelo Espírito Santo encontradas nas Sagradas Escrituras; e dogmas são apenas declarações de homens sobre a verdade.

(Marcos 1.22) E maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas.

2 - Nutrição inicial: O autor da carta aos hebreus chama atenção dos Judeus convertidos, que os princípios da doutrina de Cristo são como o alimento inicial do homem, comparando tais princípios com o leite materno.

(Hebreus 5.12) Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.

3 - A falta de Conhecimento leva à destruição: Nossa vida deve estar firmada nesses fundamentos, que são princípios elementares de nossa fé, porque por falta de conhecimento dessas verdades básicas muitos têm sido levados à destruição.

(Oséias 4.6) O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

Todo cristão deve conhecer esses princípios para crescer e prosseguir para o alvo!

I - O princípio do arrependimento de obras mortas: Irá nos ajudar a vencer nossa natureza pecaminosa e nos iniciar no processo de santificação, que é essencial para uma cristã abençoada e cheia da vida de Cristo.

(Hebreus 12.14) Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;

II - O princípio da Fé em Deus: É o princípio que sustenta nossa vida cristã; É a maior riqueza que podemos adquirir.

(Tiago 2.5) Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?

III - O princípio dos Batismos: A Palavra de Deus nos fala de vários batismos: Batismo nas Águas (para salvação); Batismo no Espírito Santo (para revestimento) e Batismo com Fogo (para purificação).

IV - O princípio da imposição das mãos: Conhecido como o quarto fundamento, é tão importante quanto os demais e devemos compreender sua importância. As mãos são membros proféticos transmissores que devem ser usadas para ministrar e abençoar o corpo de Cristo. Estudaremos detalhadamente os seguintes princípios: Imposição de mãos para consagrar ao Senhor, Imposição de mãos para ministrar cura e Imposição de mãos para ministrar Dons.

V - O princípio da ressurreição dos mortos: O princípio da ressurreição dos mortos é base fundamental para a fé cristã, pois o próprio Paulo nos diz que se não houvesse ressurreição a nossa fé seria vã.

(1 Coríntios 15.13-14) E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.

VI - O princípio do juízo eterno: O juízo eterno é um ato de julgamento divino que irá dividir a história novamente, no entanto, agregamos em nosso estudo outros aspectos escatológicos que norteiam nossa esperança futura. Veremos os seguintes pontos: O arrebatamento da igreja, A vinda de Cristo, A prestação de contas, O galardão segundo as obras, O milênio de Cristo e O grande Trono Branco.

Conclusão: Nossa jornada mergulhando na doutrina de Cristo, e aplicar em nossas vidas, lançará o fundamento necessário para vivermos uma vida cristã abençoada e cheia da plenitude do conhecimento de Cristo.

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas 

Ministrado em 2020

Ministrado em 2018

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started