A fragmentação da alma

Texto base: (Jó 1.20-21) 20Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. 21E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.

Introdução: O sofrimento de Jó foi é uma das mais profundas expressões de uma alma quebrantada.

  • As palavras quebrantavam a alma de Jó: (Jó 19.1-2) 1Respondeu, porém, Jó, dizendo: 2Até quando afligireis a minha alma, e me quebrantareis com palavras?
  • A ira despedaçava a alma de Jó: (Jó 18.1,4) 1Então respondeu Bildade, o suíta, e disse: 4Oh tu, que despedaças a tua alma na tua ira, será a terra deixada por tua causa? Remover-se-ão as rochas do seu lugar?
  • A trevas estrangulavam a alma de Jó: (Jó 7.13-15) 13Dizendo eu: Consolar-me-á a minha cama; meu leito aliviará a minha ânsia; 14Então me espantas com sonhos, e com visões me assombras; 15Assim a minha alma escolheria antes a estrangulação; e antes a morte do que a vida.

Proposição: A fragmentação da alma é uma verdade que deve ser observada pelo povo de Deus, pois em Cristo temos a restauração completa de nossa alma!

  • (Tiago 1.8) O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.

διψυχος dipsuchos: 1) Vacilante, Incerto, Duvidoso; 2) de interesse dividido; 3) Mente dupla (alma dupla)

I - A alma se fragmenta quando é ligada às palavras

  • Palavras liberadas tornam-se decretos: (Números 30.2) Quando um homem fizer voto ao Senhor, ou fizer juramento, ligando a sua alma com obrigação, não violará a sua palavra: segundo tudo o que saiu da sua boca, fará.
  • Palavras malditas apagam a lâmpada da alma: (Provérbios 20.20) O que amaldiçoa seu pai ou sua mãe, apagar-se-á a sua lâmpada em negras trevas.

II - A alma se fragmenta quando é ligada à pessoas

  • Através de relacionamentos profundos: (1 Samuel 18.1) E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma.
  • Através de relações sexuais: (Gênesis 34.2-3) 2E Siquém, filho de Hamor, heveu, príncipe daquela terra, viu-a, e tomou-a, e deitou-se com ela, e humilhou-a.3E apegou-se a sua alma com Diná, filha de Jacó, e amou a moça e falou afetuosamente à moça.

III - A alma quando é fragmentada, parte dela pode entrar em prisões espirituais

  • Prisões espirituais são como redes que aprisionam a alma: (Salmos 35.7) Porque sem causa encobriram de mim a rede na cova, a qual sem razão cavaram para a minha alma.
  • Prisões espirituais tem o poder de paralisar a alma: (Salmos 69.1-2) 1Livra-me, ó Deus, pois as águas entraram até à minha alma. 2Atolei-me em profundo lamaçal, onde se não pode estar em pé; entrei na profundeza das águas, onde a corrente me leva.
  • Prisões espirituais possuem finalidades específicas: (Salmos 94.17) Se o Senhor não tivera ido em meu auxílio, a minha alma quase que teria ficado no silêncio.

(Salmos 142.7) Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem.

Conclusão: Somente Jesus tem o poder e a unção necessária para nos libertar e nos restaurar por completo.

(Isaías 61.1) O Espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; 

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started