A ressurreição de Cristo

Texto base: (1 Coríntios 15.19-21) 19Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. 20Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. 21Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.

Introdução: Por meio de um ato soberano de Deus, o Senhor Jesus foi morto e sepultado, porém a morte não poderia deter o Autor da vida.

  • (Atos 2.23-24 NVI) 23Este Homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz. 24Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse.

I - O alicerce da esperança: A mensagem da ressurreição é o alicerce de toda a esperança e pregação cristã. A ressurreição de Jesus representou o começo do fim da era presente e, consequentemente, a realização das esperanças escatológicas para nós.

  • (Romanos 8.11) E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
  • (Atos 26.23) Isto é, que o Cristo devia padecer, e sendo o primeiro da ressurreição dentre os mortos, devia anunciar a luz a este povo e aos gentios.

II - A ressurreição testemunhada: Ele apareceu para muitas pessoas durante um período de quarenta dias, antes de ascender ao céu para se sentar à direita do Pai.

  • A primeira aparição: (Marcos 16.9) E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.
  • Jesus aparece no meio dos discípulos: (João 20.19) Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.
  • Ele aparece para Tomé: (João 20.26-27) 26E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. 27Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
  • No caminho de Emaús: (Lucas 24.13-15) 13E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. 14E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. 15E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.
  • Mais de 500 testemunhas: (1 Coríntios 15.4-6) 4E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. 5E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze. 6Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também.

III - Consequências da ressurreição de Cristo: A ressurreição de Jesus dentre os mortos foi um acontecimento de consequências grandiosas.

  • Ele jamais poderá morrer novamente: (Romanos 6.9) Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre Ele.
  • Trouxe o arrependimento e o perdão: (Atos 5.30-31) O Deus dos nossos antepassados ressuscitou Jesus, a quem os senhores mataram, suspendendo-o num madeiro. Deus o exaltou, colocando-o à sua direita como Príncipe e Salvador, para dar a Israel arrependimento e perdão de pecados.
  • É capaz de nos regenerar: (1 Pedro 1.3) Conforme a sua grande misericórdia, Ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.

Conclusão: Com a morte e ressurreição de Jesus, começa a instauração do Reino de Deus e o Cristo ressuscitado entrou na glória de Deus como o primeiro entre muitos.

(Colossenses 1.18) E Ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started