A segunda ressurreição

Para condenação

Texto base: (Apocalipse 20.12-13) 12E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.

Introdução: Jesus permitirá que todos os ímpios retornem à vida, para receberem a sentença a que serão condenados.

  • (João 5.28-29) 28Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. 29E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.

I - A realidade da segunda morte: A palavra de Deus afirma que além haver uma segunda ressurreição, haverá também a segunda morte.

  • (Apocalipse 2.11) Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
  • (Apocalipse 21.8) Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

III - Consequência eminente da segunda morte: A consequência é a condenação eterna no Inferno.

  • שאל shêol (Sepultura): Seol, a designação do AT para a morada dos mortos; mundo inferior (dos mortos), sepultura, inferno, cova;

(1 Samuel 2.6) O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura [Sheol] e faz tornar a subir dela.

  • ταρταροω tártaro (Prisão): O abismo mais profundo do inferno; manter cativo no Tártaro.

(2 Pedro 2.4) Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno [Tártaro], os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;

  • γεεννα geenna (Lago de fogo): Originalmente, vale do Hinom, ao sul de Jerusalém, onde o lixo e os animais mortos da cidade eram jogados e queimados.

(Apocalipse 20.14-15) 14E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo [Geena]. Esta é a segunda morte. 15E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

I - Como será a segunda ressurreição: Nesta ocasião todos aqueles que morreram sem Cristo, sem aceitar o amor de Deus, sem rejeitar o pecado, serão julgados por tudo que fizeram, cada um será condenado por suas próprias escolhas, pois a luz veio ao mundo, mas os homens à rejeitaram.

  • Logo após acabar o período de mil anos, com a revolta de satanás, terá inicio o grande dia do juízo final, para julgar todas as pessoas que não participaram do arrebatamento;
  • O mar, a terra, o inferno, a morte darão os seus mortos, e todos os mortos sairão de seus sepulcros, para ajustar contas com o Deus todo Poderoso. Neste momento, não haverá misericórdia, piedade ou amor, apenas juízo;
  • Todo aquele que não possuir o seu nome no livro da vida, será lançado no lago de fogo, onde já estará a besta e o falso profeta.

Conclusão: A segunda ressurreição é a ressurreição para morte eterna, onde injustos serão lançados no lago de fogo e enxofre para todo sempre. Mas para se livrar dessa tão terrível consequência do pecado, é necessário ter o nome escrito no livro da vida, para aqueles que aceitaram o Senhor Jesus como único e suficiente Salvador.

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started