A vida do Guerreiro


Texto base: (2 Timóteo 4.7) Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

Introdução: Todo guerreiro deve entrar no caminho da libertação e santidade. A batalha espiritual vai além da expulsão de demônios, ela deve combater as guerras que acontecem no próprio guerreiro.

I - A luta contra a carne: A verdadeira unção do guerreiro é a capacitação dada por Deus para vencer a si próprio.

  • (Romanos 7.19-25) 19Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. 20Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. 21Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. 22Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. 24Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? 25Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.
  • (Gálatas 5.16-17) 16Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. 17Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.

II - A luta contra o mundo: Todo cristão está envolvido em um constante combate contra o mundo.

  • (Tiago 4.4) Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
  • (1 João 2.15) Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
  • (1 João 5.19) Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.

III - Condições básicas na vida de um Guerreiro: Ter uma vida de entrega e compromisso total com Jesus!

  • Ser nascido de novo: (1 João 5.4) Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.
  • Ser cheio do Espírito Santo: (Efésios 5.18) E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;
  • Ser maduro espiritualmente: (1 Coríntios 14.20) Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.

IV - Características encontradas no Guerreiro: Consciência de que na batalha espiritual, tudo é pelo poder de Deus.

  • Não busca sua própria glória: (João 7.18) Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça.
  • Possui um coração quebrantado: (Salmos 51.17) Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
  • É capaz de renunciar: (Mateus 16.24) Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;

Conclusão: (Colossenses 2.9-11) 9Porque nEle habita corporalmente toda a plenitude da divindade; 10E estais perfeitos nEle, que é a cabeça de todo o principado e potestade; 11No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, pela circuncisão de Cristo; 

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started