Aprisionamento espiritual

Texto base: (Isaías 61.1 NVI) O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros.

Introdução: A libertação prometida por Jesus ocorre na área espiritual, libertando as pessoas tanto da presença de demônios e suas influência, como também das prisões espirituais onde muitos estão presos.

I - Prisões ocultas enlaçam as almas dos homens: (Isaías 42.22) Mas este é um povo roubado e saqueado; todos estão enlaçados em cavernas, e escondidos em cárceres; são postos por presa, e ninguém há que os livre; por despojo, e ninguém diz: Restitui.

  • Região da sombra da morte: (Isaías 9.2) O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.
  • Residência das trevas: (Jó 38.17,19 NVI) 17As portas da morte lhe foram mostradas? Você viu as portas das densas trevas? 19Como se vai ao lugar onde mora a luz? E onde está a residência das trevas?
  • Masmorras Infernais: (Isaías 24.22) E serão ajuntados como presos numa masmorra, e serão encerrados num cárcere; e outra vez serão castigados depois de muitos dias.

II - Aprisionamento religioso: (2 Reis 4.40) Assim deram de comer para os homens. E sucedeu que, comendo eles daquele caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus, há morte na panela. Não puderam comer.

  • Rigidez teológica e litúrgica;
  • Idolatrar a doutrina;
  • Legalismo acentuado.

(1 Pedro 2.9) Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

III - Sintomas de aprisionamento espiritual: (Salmos 142.7) Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem.

  • Não sente a presença de Deus;
  • Tem muita dificuldade em ler a bíblia;
  • A vida não progride, a pessoa fica paralisada;
  • Não tem encontra animo para louvar o nome do Senhor.

IV - Causas de aprisionamento espiritual: (Salmos 18.4-5 NVI) 4As cordas da morte me enredaram; as torrentes da destruição me surpreenderam. 5As cordas do Sheol me envolveram; os laços da morte me alcançaram.

  • Pessoas que enfrentaram traumas de morte;
  • Situações de grande sofrimento e rejeição;
  • Pessoas abusadas físicas, sexual e emocionalmente;
  • Consagração e envolvimento com entidades espirituais.

(Isaías 61.4) Eles reconstruirão as velhas ruínas e restaurarão os antigos escombros; renovarão as cidades arruinadas que têm sido devastadas de geração em geração.

Conclusão: Jesus não veio somente para nos salvar do pecado, mas também para nos resgatar de todo cativeiro e de tudo o que implica o reino das trevas, Ele desceu até as partes mais baixas da Terra para desfazer os cativeiros nos quais o diabo prendia o homem. Ele veio para nos dar a plena liberdade.

(1 João 3.8b) Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started