Arrependimento e santidade


Texto base: (Mateus 5.8) Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

Conceito: 1) Arrependimento significa mudança de mentalidade em relação a um comportamento passado ou presente; 2) Santidade está relacionada a uma consciência de separação e consciência moral.

I - É tempo de Arrependimento: O verdadeiro arrependimento envolve um ato de "contrição divina" pelo pecado, uma mudança de atitude, tomando uma direção totalmente oposta.

  • Remorso ou arrependimento: (Mateus 27.3-4 ACF) 3Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, 4Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo.

* Metamelêtheis tem raiz em metamellomai: Estar posteriormente preocupado com alguém ou algo; estar arrependido, arrepender-se.

(2 Coríntios 7.10) Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte.

  • A bondade de Deus nos leva ao arrependimento: (Romanos 2.4) Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?

* Em sua grande bondade, Deus retém o seu juízo, dando tempo às pessoas para que abandonem o pecado.

(Atos 17-30) Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;

  • Jesus nos chama ao arrependimento: (Mateus 9.13) Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

(Lucas 24.47) [Ordenou Jesus que] E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.

II - O desejo de um Deus Santo: Deus que é perfeitamente Santo também chama e espera que os Seus filhos vivam em santidade, não se deixando corromper pelos valores deste mundo.

  • Valor etimológico: Hb qodesh: Sacralidade, posto à parte, separado; Gr hagiotes: santidade no sentido moral.
  • Deus nos chama para a Santidade: (1 Tessalonicenses 4.7) Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação;
  • A paternidade de um Deus Santo: (2 Coríntios 6.17-18) 17Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; 18E eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso. (2 Coríntios 7.1) Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.
  • Santidade gera comunhão: (Hebreus 12.14) Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;

Conclusão: Há uma abundante graça ao buscarmos o arrependimento que nos leva a uma real mudança em nossa mente e a santidade que enriquece sobremaneira nosso relacionamento com nosso Deus.

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started