Arrependimento

Texto Base: (Mateus 9.13) Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

A palavra evangelho significa "boas novas", ou "boas notícias". Evangelho é a proclamação da mensagem de esperança para o pecador, pois é Jesus Cristo que nos chama ao arrependimento.

O próprio Deus nos faz uma chamada ao arrependimento.

I - Lágrimas de tristeza não produzem o arrependimento

É comum confundir tristeza com arrependimento, porém podemos observar que com Esaú não foi bem assim;

Em Gênesis 25, a palavra de Deus narra uma situação aparentemente cotidiana, mas com consequências catastróficas, em que Esaú, irmão de Jacó, troca seu direito de primogenitura por um prato de lentilhas.

  • (Gênesis 25.34) E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.

Esaú buscou com lágrimas o arrependimento, porém não encontrou.

  • (Hebreus 12.16-17) E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.

A consequência de rejeitar bênçãos espirituais, sem dúvida será a rejeição Divina, essa rejeição leva o indivíduo a perder o caminho do arrependimento.

II - Definindo o verdadeiro Arrependimento

O verdadeiro arrependimento se dá quando existe uma legítima mudança de mente.

A palavra "arrependimento" é uma palavra de origem grega (μετάνοια, metanóia) e significa conversão (tanto espiritual, bem como intelectual), mudança de direção e mudança de mente; mudança de atitudes, temperamentos; caráter trabalhado e evoluído. Então arrependimento quer dizer mudança de atitude, ou seja, atitude contrária, ou oposta, àquela tomada anteriormente.

(Romanos 12.2) E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

III - A tristeza que produz Arrependimento

  • (2 Coríntios 7.10) Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte.

Para alcançar um arrependimento genuíno, é preciso discernir que um dos caminhos para o arrependimento é a tristeza segundo Deus e não segundo o mundo.

Conclusão: O verdadeiro arrependimento é uma mudança contínua que começa no momento em que o homem aceita Jesus como único e suficiente Salvador, e o verdadeiro motivo desta "metanóia" (mudança da mente) é aprender a pensar e viver segundo a Palavra de Deus.

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas 

Ministrado em 2020

Ministrado em 2018

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started