Batismo com Fogo

(Batismo para purificação)

Texto base: (Mateus 3.11) [Disse João batista]: E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; Ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.

Introdução: Alguns entendem que, além do batismo no Espírito Santo o cristão teria a possibilidade de receber também o "fogo" que seria algo além da crença pentecostal de falar em línguas e a atualidade da ação dos dons espirituais. Seria algo místico ainda maior. Tal interpretação não tem respaldo bíblico.

I - O fogo como o Juízo Eterno

  • (Mateus 25.41) Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
  • (Mateus 3.10) E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.

II - O fogo como a manifestação de Deus

  • (Atos 7.30) E, completados quarenta anos, apareceu-lhe o anjo do Senhor no deserto do monte Sinai, numa chama de fogo no meio de uma sarça.
  • (Deuteronômio 4.24) Porque o Senhor teu Deus é um fogo que consome, um Deus zeloso.
  • (Apocalipse 19.12) E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.

III - O fogo como símbolo de purificação

  • (Números 31.23) Toda a coisa que pode resistir ao fogo, fareis passar pelo fogo, para que fique limpa, todavia se purificará com a água da purificação; mas tudo que não pode resistir ao fogo, fareis passar pela água.
  • (1 Coríntios 3.13) A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
  • (1 Pedro 1.7) Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;

IV - O batismo com fogo pode ser relacionado com as tribulações para nosso aperfeiçoamento

  • (Romanos 5.3-4) Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.
  • (Tiago 1.2-4) Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.

Conclusão: O batismo com fogo, fala das diversas maneiras que o Senhor utiliza, para corrigir os defeitos da nossa natureza decaída e conduzir nos ao aperfeiçoamento que deve adornar os filhos de Deus.

(1 Pedro 4.12-13) Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.   

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started