Batismo nas Águas

(Batismo para salvação)

Texto base: (João 4.1-2) E quando o Senhor entendeu que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João (Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos).

Introdução: O batismo em águas é um sinal visível de uma graça invisível; simboliza a morte do velho homem e o renascer de uma nova criatura, disposta a servir a Deus.

  • Testemunho: Através do batismo em águas, o novo convertido testemunha publicamente de sua nova fé;
  • Nova criatura: (2 Coríntios 5.17) Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

I - Principais significados do batismo em águas:

  • A renovação da alma: (Tito 3.5) Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo.
  • Arrependimento e abandono dos pecados: (Mateus 3.1-2) E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
  • Início de uma vida de fé: (João 3.3,7) 3Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 7Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
  • Sepultamento do velho homem: (Romanos 6.4) De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
  • É um sinal de arrependimento e perdão: (Atos 2.38) E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

II - A água como elemento profético: A água é a fonte da vida. Sem água este mundo seria um cemitério desolado e estéril. Da mesma forma é a presença do Espírito Santo que nos traz vida espiritual.

  • (Isaías 44.3) Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.

III - O batismo não é uma exigência da igreja, mas um sacramento instituído por Jesus: (Marcos 16.15-16) E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Conclusão: O batismo nas águas não é apenas um ritual. Ele tem um significado singular; é o sinal visível do compromisso que estamos assumindo com Deus diante dos homens.

(Atos 22.16) E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor.

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started