Batismo no Espírito Santo

(Batismo para revestimento)

Texto base: (Lucas 24.49) E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.

Introdução: "Revestir" significa vestir novamente, tornar a vestir. O Batismo com o Espirito Santo é segunda bênção mais importante após a salvação, que capacita o crente a seguir um cristianismo legítimo.

I - Somente Jesus pode batizar com o Espírito Santo: (Mateus 3.11) [Disse João batista]: Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém [Jesus] mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.

II - Principais finalidades do batismo no Espírito Santo: É o revestimento dos cristãos com poder espiritual para cumprir com a missão de testemunhar Jesus Cristo para o mundo, e viver os dons do Espírito para a edificação da igreja do Senhor.

(Atos 1.8) Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

A palavra batismo significa "imersão" ou "mergulho". Logo, o batismo no Espírito Santo significa ser imergido ou mergulhado no Espírito Santo.

III - Relacionamento: O batismo no Espírito Santo proporciona um relacionamento mais profundo com Deus, a partir desse momento, as percepções da presença e da vontade de Deus se tornam mais nítidas. O desejo por coisas pecaminosas diminui, levando o cristão para mais perto do propósito de Deus.

(1 Coríntios 2.11) Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.

IV - Distinções importantes:

  • Fruto do Espírito: São qualidades do caráter espiritual. Cada cristão é responsável pelo desenvolvimento de cada um deles. (Gálatas 5.22) Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
  • Dons do Ministério: Os dons do ministério são dados para pessoas que foram chamadas por Deus ao ofício ministerial. Deus equipa as pessoas com os dons espirituais necessários, para que as mesmas possam permanecer no ofício em que Ele as chamou. (Efésios 4.11) E Ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres.
  • Os dons do Espírito: São capacitações divinas relacionadas com a formação do Corpo de Cristo. Cada crente pode possuir dons espirituais, mas é o Espírito Santo que distribui conforme sua vontade.

(1 Coríntios 12.4) Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.

(1 Coríntios 12.11) Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

V - Evidência do batismo no Espirito Santo: Uma evidência comum do batismo no Espirito Santo é o falar em Línguas, mas isto não quer dizer que é a única evidência.

(Atos 10.45-46) 45E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. 46Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.

(Atos 19.6) E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.

Conclusão: O batismo no Espírito Santo é fundamental para desenvolvimento da obra de Deus e próprio Senhor Jesus enfatiza sua importância ao enviar seus discípulos.

(João 20.21-22) Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. 

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started