Conhecimento Espiritual


Texto base: (Colossenses 1.9 NVI) Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.

Introdução: O conhecimento espiritual é uma análise de experiências sobrenaturais que não podem ser percebidas pelos sentidos físicos, mas que o Senhor nos revela através das Escrituras e do poder de Deus.

  • (Mateus 22.29) Respondeu-lhes Jesus: Errais, não sabendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
  • (Mateus 11.25) Naquela ocasião Jesus disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

Proposição: O conhecimento espiritual é a parte fundamental no processo de crescimento da vida cristã.

I - Pleno Conhecimento: (1 Timóteo 2.3-4) Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da Verdade.

Ø A palavra "pleno conhecimento" vem do grego "Epignosis - επιγνωσις".

  • Significado de Epi: Preposição de intensificação "sobre, em cima de, em, perto de, perante";
  • Significado de Gnosis: Conhecimento mais profundo, mais perfeito e mais amplo;
  • Significado de Epignosis: Um conhecimento preciso e correto, através de um relacionamento íntimo com a Fonte desse conhecimento.

II - Pessoa espiritual interpreta coisas espirituais:(1 Coríntios 2.12-15 NVI) 12Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. 13Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. 14Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. 15Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido.

  • Possuir o Espírito de Deus significa participar do conhecimento espiritual de Deus;
  • Também somos capazes de transmitir esse conhecimento, não em palavras de sabedoria humana;
  • A palavra pneumatikos (pessoa espiritual) expressa que a vida interior de uma pessoa habitada pelo Espírito de Deus, é verdadeiramente transformada em uma pessoa espiritual.

III - O mistério do conhecimento é revelado em Cristo:(Efésios 1.8-10 NVI) 8A qual Ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento. 9E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que Ele estabeleceu em Cristo, 10isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.

  • A sabedoria do Senhor Jesus Cristo é ilimitada;
  • Ele fez abundar para conosco o entendimento acerca dos céus e da terra;
  • Deus decidiu derramar sobre os homens toda plenitude do mistério de sua vontade;
  • Ele unificou em Cristo Jesus, os céus e a terra que anteriormente estavam dispersos.

Conclusão: (Lucas 10.22) "Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar".

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started