Das dispensações ao Arrebatamento

Texto base: (Isaías 46.10) Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.

Introdução: A regra infalível de interpretação da Escritura é a própria Escritura, quando houver questão sobre o verdadeiro sentido de qualquer texto, pode ser compreendido por outros textos que falem mais claramente.

I - A doutrina das dispensações: O dispensacionalismo apresenta todo o plano de Deus através dos séculos por períodos, como se fossem capítulos de um livro, embora sejam distintos têm o mesmo contexto, que é a revelação de Deus ao homem.

  • Dispensação da Inocência: Período de Adão e Eva no Jardim do Éden (Gênesis 1.28-30 e 2.15-17)
  • Dispensação da Consciência: Da expulsão de Adão e Eva do jardim até e o Dilúvio (Gênesis 3.8 - 8.22)
  • Dispensação do Governo Humano: De Noé até Abrão (Gênesis 8)
  • Dispensação da Patriarcal: De Abraão até o Êxodo do Egito (Gênesis 12.1-Êxodo 19.25)
  • Dispensação da Lei: De Moisés até a morte de Cristo (Êxodo 19-23)
  • Dispensação da Graça: Começou com a Nova Aliança no sangue de Cristo (Lucas 22.20)
  • Dispensação Milenial: Vai durar 1.000 anos enquanto Cristo reinar sobre a terra (Apocalipse 20.6)

Os pactos realizados por Deus durante determinado tempo da história permanecem até hoje e as promessas inclusas nestes pactos esperam cumprimento total.

II - As 70 semanas de Daniel: (Daniel 9.24) Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.

  • 7 semanas: Começando a partir da ordem do rei Ciro para reconstruir Jerusalém (Daniel 9.25)
  • 62 semanas: O Ungido viria e seria morto no fim desse tempo, depois Jerusalém seria destruída e haveriam muitas guerras (Daniel 9.26)
  • 1 semana: Nessa semana o "governante que virá" fará uma aliança com os israelitas mas o quebrará no meio da semana, acabará com os sacrifícios e colocará o "sacrilégio terrível" no templo (Daniel 9.27)
  • Profecias cumpridas: Jerusalém foi reconstruída quando os israelitas voltaram do exílio; Jesus, o Messias veio e foi morto; Jerusalém foi destruída novamente em 70 d.C.
  • Profecias que não sabemos se foram cumpridas: Não sabemos quem é o "governante que virá", nem se já fez ou não uma aliança com Israel, nem o que é o "sacrilégio terrível"
  • Profecias ainda por cumprir: O pecado ainda não acabou, a justiça ainda não foi estabelecida em toda parte e nem toda visão e profecia foram cumpridas.

III - O princípio das dores: (Mateus 24.5-8) 5Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. 6E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. 7Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. 8Mas todas estas coisas são o princípio de dores.

IV - O Arrebatamento da Igreja: É um evento esperado ansiosamente pela igreja, pois trará consigo a consumação de uma expectativa viva e que deve ser alimentada:

(1 Tessalonicenses 4.16-17) 16Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

  • As bodas do Cordeiro: (Apocalipse 19.7-9) 7Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. 8E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. 9E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.
  • O galardão segundo as obas: (Apocalipse 22.12) E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.

Conclusão: Os grandes eventos que marcarão o fim podem ser vistos claramente através da história, por isso temos que nos preparar, pois pouco tempo nos resta.

(2 Pedro 3.14) Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por Ele em paz, imaculados e inculpáveis.

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started