Desenvolvendo o Fruto do Espírito

Texto base: (Gálatas 5.22) Mas o fruto do espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Definição: O fruto do espírito é o caráter do cristão revelado em suas múltiplas facetas. Não se trata de "frutos do Espírito", no plural, mas do "fruto do Espírito", no singular. Esse singular pode tanto dar a ideia de totalidade, como usamos em expressões como "o fruto do meu trabalho", como uma mexerica que além da casca e sementes, possui seus gomos que formam a substância do fruto.

O Senhor Jesus é o nosso maior exemplo

1. Amor: Jesus é amor, só Ele é capaz de nos mostrar o verdadeiro amor Ágape. (Gr. ágape: amor divino em ação)

(João 15.13) - Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

2. Gozo: Jesus é a fonte de alegria. (alegria, satisfação)

(Isaías 29.19) - E os mansos terão gozo sobre gozo no Senhor; e os necessitados entre os homens se alegrarão no Santo de Israel.

3. Paz: (bem estar) Shalom: Estar Completo, bem estar, paz, segurança, saúde (no corpo), prosperidade, sossego, tranquilidade, contentamento e amizade.

(João 14.27) Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

4. Longanimidade: (suportar as adversidades) Caráter da pessoa que suporta as adversidades e que prossegue em seu empenho, apesar dos obstáculos.

(João 12.27) Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora.

5. Benignidade: (bom caráter) Qualidade do que é benigno.

(Isaías 63.7) As benignidades do Senhor mencionarei, e os muitos louvores do Senhor, conforme tudo quanto o Senhor nos concedeu; e grande bondade para com a casa de Israel, que usou com eles segundo as suas misericórdias, e segundo a multidão das suas benignidades.

6. Bondade: (desejo de ajudar) Disposição natural que nos leva a fazer bem.

(Lucas 10.33-34) Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;

7. Fé: (fidelidade) πιστις pistis - Convicção da verdade de algo; fidelidade, lealdade; Caráter de alguém em quem se pode confiar.

(Filipenses 2.8) E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

8. Mansidão: (domínio próprio) Ele demonstrou um domínio próprio que excede as dores e aflições.

(Isaías 53.7) Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.

9. Temperança: (brandura) Dicionário Priberam: Sobriedade, temperante, temperamento, hábito de moderar.

  • (João 8.7) E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.

Conclusão: Procure enxergar o fruto do Espírito como os atributos de Jesus Cristo em nós, que são produzidos pelo Espírito de Deus em uma caminhada cristã abençoada.

(João 15.4) Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim.

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas     

Ministrado em Dezembro de 2018

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started