Dom da Fé

Dons de Poder

Texto base: (1 Coríntios 12.9-10a) E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé;

Introdução: O dom espiritual da fé é encontrado na lista dos dons do Espírito, algumas pessoas recebem o dom da fé, esse dom não é especificamente explicado, no entanto podemos observar algumas verdades.

I - Fé natural: Leva a pessoa a acreditar apenas a luz da razão.

  • (João 20.25) Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.
  • (João 20.27) Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.

II - Fé salvadora: É através dessa fé que podemos crer no Senhor Jesus para nossa salvação.

  • (Efésios 2.8) Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
  • (Marcos 16.16) Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
  • (João 3.16) Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

III - Galeria dos heróis da fé: Hebreus 11 nos apresenta aqueles cuja fé foi extraordinária, o que lhes permitiu fazer coisas que pessoas normais jamais poderiam fazer.

  • (Hebreus 11.4) Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala;
  • (Hebreus 11.5) Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.
  • (Hebreus 11.7) Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.
  • (Hebreus 11.32-34) 32E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, 33Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, 34Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.
  • (Hebreus 11.36-38) 36E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. 37Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados 38(Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.

IV - O dom da Fé: Este é um dom extraordinário dado pelo Espírito Santo, que se em cada igreja local houve-se sua manifestação, então teríamos uma igreja gloriosa e temida sobre a face dessa terra.

  • É a capacidade de confiar em Deus de modo sobrenatural;
  • Manifesta-se apenas em ocasiões especiais, é concedido somente para algumas pessoas;
  • Visa à realização de obras extraordinárias em tempos de crise, desafios e emergência;
  • Geralmente acompanha o ministério de Evangelista.

Conclusão: Aqueles que possuem o dom da fé são uma inspiração para seus irmãos, exibindo uma confiança simples em Deus, porém experimentando o sobrenatural em tudo o que dizem e fazem. 

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started