Dons de Curar

Dons de Poder

Texto base: (1 Coríntios 12.9) E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;

  • Conceito: Cura divina é a atuação sobrenatural de Deus sobre o corpo humano, livrando-o de enfermidades.
  • Pluralidade do dom: Uma curiosidade a respeito dos dons de cura, é que é o único dom que está no plural "dons", indicando curas de diferentes enfermidades.
  • O princípio da Fé: Os dons de cura não são concedidos a todos os membros do corpo de Cristo, porém, eles podem orar pelos enfermos, havendo fé, e os enfermos serem curados. Mas nunca devemos esquecer, a glória tem que ser dada exclusivamente a Deus.

I - As enfermidades podem vir de várias maneiras

  • Pelo pecado do homem: (João 5.14) Depois Jesus encontrou-o no templo, [homem curado no tanque de Betesda] e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.
  • Por doenças naturais: (2 Reis 13.14) E Eliseu estava doente da enfermidade de que morreu, e Jeoás, rei de Israel, desceu a ele, e chorou sobre o seu rosto, e disse: Meu pai, meu pai, o carro de Israel, e seus cavaleiros!
  • Por possessão demoníaca: (Lucas 13.11) E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se.
  • Para manifestar a glória de Deus: (João 11.4) E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.

II - A cura pode vir de várias maneiras

  • Em nome de Jesus: (Marcos 16.17-18) 17E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; 18Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.
  • Pela imposição de mãos: (Lucas 4.40) E, ao pôr do sol, todos os que tinham enfermos de várias doenças lhos traziam; e, pondo as mãos sobre cada um deles, os curava.
  • Pela oração da fé: (Tiago 5.14-15) 14Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; 15E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
  • Pelo dom do Espírito: (Atos 5.15-16) 15De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles. 16E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos; os quais eram todos curados.

III - Aplicação Ministerial: O equipamento sobrenatural que acompanha o ministério de Evangelista inclui "milagres" e "dons de curar", no entanto, esse dom pode manifestar-se em outros ministérios.

O único modelo que temos do ministério do evangelista no Novo Testamento, é o de Filipe, que era acompanhado pelos dons de curar. (Atos 8.6-7) 6E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia; 7Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados.

Conclusão: Os dons de cura divina são manifestados por meio do povo de Deus, porém a fonte de toda essa virtude está em Jesus Cristo, o Médico dos médicos.

(Isaías 53.4) Verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started