Fé em Deus pelo Espírito Santo

Texto base: (João 16.13) [Disse Jesus]: Mas, quando vier aquele Espírito de Verdade, Ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.

Introdução: Conhecer a Pessoa do Espírito Santo é fundamental para ter fé em Deus!

I - A Divindade do Espírito Santo

  • (Efésios 2.21-22) No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

II - A Personalidade do Espírito Santo

  • (Efésios 4.30) E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.

III - A Consolação do Espírito Santo

  • (João 14.16-17) E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

A palavra 'parakletos', traduzida como "Consolador" em João 14.16, é traduzida como "Advogado" em I João 2.1 e neste versículo refere-se a Jesus Cristo. Jesus Cristo é nosso Consolador e assim segue o Espírito, "outro Consolador" que deve ser igualmente uma pessoa divina. A palavra grega usada em João 14.16 para "outro" é allos que significa "um outro do mesmo tipo"

1 - O ensino vem pelo Espírito Santo

  • (Neemias 9.20a) - E deste o teu bom Espírito, para os ensinar;
  • (João 14.25-26) [Disse Jesus]: Esses ensinamentos vos tenho ministrado enquanto ainda estou presente entre vós. Mas o Advogado, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu Nome, esse vos ensinará todas as verdades e vos fará lembrar tudo o que Eu vos disse.

O Espírito Santo tem nos dado uma revelação tão completa nas Escrituras que Seu trabalho não é mais a "inspiração", porém agora é a "iluminação".

2 - A Revelação vem pela intimidade

  • (1 Coríntios 2.11-13) Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais

3 - O Espírito revela as profundezas de Deus

  • (1 Coríntios 2.9-10) No entanto, como está escrito: "Olho algum jamais viu, ouvido algum nunca ouviu e mente nenhuma imaginou o que Deus predispôs para aqueles que o amam". Deus, todavia, o revelou a nós por intermédio do Espírito! Porquanto o Espírito a tudo investiga, até mesmo as profundezas de Deus.

Conclusão: A pureza do real conhecimento que é proveniente do Deus verdadeiro, virá sobre nossas vidas, através da doce comunhão com o Espírito Santo de Deus!

(Salmos 143.10) Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano. 

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started