Juízo Eterno

Texto base: (2 Coríntios 5.10) Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.

Introdução: Haverá dois julgamentos em que as pessoas serão julgadas. O primeiro é o Tribunal de Cristo, serão avaliadas as obras dos salvos. E o segundo é o Tribunal do Grande Trono Branco, onde os ímpios serão julgados segundo as suas obras.

I - O Tribunal de Cristo: Será o julgamento das obras dos salvos praticadas na terra, para receberem ou não, o galardão correspondente. Será após o arrebatamento da Igreja.

  • (1 Coríntios 3.13-15) 13A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 14Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. 15Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento [prejuízo]; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.

Não seremos julgados quanto à nossa posição e condição de salvos que temos em Cristo, e sim quanto ao nosso desempenho como servos do Senhor!

II - A finalidade do Tribunal de Cristo: Todos os tribunais terrenos são estabelecidos para julgar, baseados em acusações e delitos, mas o Tribunal de Cristo é o único no universo, que tem por finalidade recompensar as obras de cada um dos salvos.

  • (Apocalipse 22.12) E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.

III - O valor das obras do salvo: Cada atitude que contribui para a glória de Deus será recompensada.

  • (Mateus 5.16) Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
  • (Mateus 10.42) E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.

IV - O Grande Trono Branco: Os ímpios passarão pelo julgamento de suas obras e pecados, no juízo do Trono Branco que ocorrerá após o Milênio de Cristo.

  • (Judas 14-15) 14E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; 15Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra Ele.
  • (Apocalipse 20.11-15) 11E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. 12E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. 14E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. 15E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

Conclusão: (Jeremias 32.19) Grande em conselho, e magnífico em obras; porque os teus olhos estão abertos sobre todos os caminhos dos filhos dos homens, para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas obras;

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started