Ministério de Intercessão


Texto base: (Efésios 6.18) Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no ESPÍRITO, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.

Conceito: Interceder é colocar-se no lugar de outro e pleitear a sua causa, como se fora sua própria. É estar entre Deus e os homens, a favor destes, tomando seu lugar e sentindo sua necessidade de tal maneira que luta em oração até a vitória na vida daquele por quem intercede.

  • A palavra Intercessão vem do latim "intercedere", que significa: "ficar entre".

I - O intercessor entra na brecha: (Ezequiel 22.30) E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei.

  • Interceder é mais que pedir, pois é estar disposto a sofrer, rogar e suplicar por alguém.

II - O intercessor é a figura profética de um Atalaia: (Ezequiel 3.17-19) 17Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e avisá-los-ás da minha parte.

  • O intercessor precisa estar atento para ver o ouvir no espírito, assumindo o posto de sentinela.

III - Intercessores nas Escrituras: A palavra nos mostra que os filhos de Deus intercedem uns pelos outros.

  • Abraão intercedeu em favor de Ló na destruição de Sodoma e Gomorra (Gênesis 18.22-33);
  • Moisés intercedeu em favor do rebelde povo de Israel (Êxodo 32.31-32);
  • A igreja intercedeu por Pedro, que foi liberto da prisão (Atos 12.5-12).
  • Jesus Cristo é o maior Intercessor: (Romanos 8.34) Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
  • O Espírito Santo também é nosso Intercessor: (Romanos 8.26) E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

IV - A importância da Intercessão no contexto da evangelização: (1 Coríntios 3.8) Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.

  • Muitas conversões se perdem por falta de intercessão;
  • Gera em oração o momento oportuno para que as pessoas tenham um encontro com Jesus;

V - Por quem devemos interceder?

  • Por todos os homens e pelos que ocupam funções de autoridade (1 Timóteo 2.1-2);
  • Por todos os santos e pela proclamação do evangelho (Efésios 6.18-19);
  • Pelos enfermos para serem curados (Tiago 5.14-15);
  • Pelos que nos maltratam e nos perseguem (Mateus 5.44).

VI - Quem é chamado para Interceder? Todo crente é chamado à oração, mas o intercessor necessita de alguns pré-requisitos para apresentar-se diante de Deus:

  • O intercessor deve ser alguém que tenha mantido um encontro genuíno e verdadeiro com Deus;
  • O intercessor deve ser alguém que ouve e obedece a voz do Senhor;
  • O intercessor deve ser alguém que tenha fé e anseie por estudar a palavra de Deus;
  • O intercessor deve ser alguém que busque a santidade.

Conclusão: O Ministério de Intercessão tem o objetivo de dar cobertura espiritual a todos os ministérios da Igreja; É deixar que o Espírito Santo nos conduza para atingir aquilo que está no coração de Deus!

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started