Pecados Relacionais

(Inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões e invejas)

Texto Base: (Gálatas 5.19-21) Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Introdução: O relacionamento entre pessoas é a forma como eles se tratam e se comunicam. Quando os indivíduos se comunicam bem, e o gostam de fazer, se diz que há um bom relacionamento, porém quando os indivíduos se tratam mal, se diz que há um mau relacionamento.

I - Inimizades: significa: Aversão, antipatia, desafeição, sentimento de não gostar de alguém, não amar!

(Romanos 8.7a) Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.

II - Porfias: Disputa pela palavra; discussão; Disputa por algo; competição; Insistência sem razão; teimosia;

A porfia enfraquece a unidade da igreja e por se tratar de algo exterior, o testemunho cristão é prejudicado podendo gerar escândalos.

III - Emulações: Sentimento que leva a igualar ou a superar alguém; Competição, rivalidade.

(Romanos 12.16) Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;

IV - Iras: No grego a palavra ζεω zeo, significa ferver, ser quente; usado para muita raiva. A ira dá a ideia de mau temperamento, oposto a temperança. As explosões de ira criam sentimentos de hostilidades contra os nossos semelhantes e destroem o "espírito de amor cristão";

Os efeitos da ira humana: (Tiago 1.20) Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.

  • A ira destrói a vida da pessoa - Jó 5.2
  • A ira entristece a Deus - Efésios 4.30-31
  • A ira não produz arrependimento - Tiago 1.19-20
  • A ira leva às brigas - Provérbios 15.18; 29.22
  • A ira faz com que outros também se irem, a ira contamina - Provérbios 22.24-25

O sentimento de ira não é pecado em si mesmo, no entanto, o pecado consiste em cultivar e externalizar esse sentimento com vistas para o mal.

V - Pelejas: As discórdias geram na igreja as facções, levantes contra autoridades.

  • (Efésios 6.12) Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

VI - Dissensões: Falta de entendimento ou divergência de opiniões entre duas ou mais pessoas; Condição de disputa, litígio [Ação entregue em tribunal], desavença; Dissensões estragam suas relações;

  • (Romanos 16.17) E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.

No grego a palavra usada é "dichostasiai", ou seja, "sedições" "levantes", rebeliões contra a autoridade pastoral ou de qualquer liderança. Resumindo: dissensões e rebeliões são a mesma coisa.

VII - Invejas: A inveja é oposta à benignidade; uma pessoa ao sentir inveja de outra fica triste com o progresso dela e sente pesar pela sua felicidade chegando até mesmo a desejar o seu mal.

  • (Provérbios 14.30) O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos.

Conclusão: Cultivar bons relacionamentos é um dever de todo cristão que deseja viver em conformidade com a Palavra de Deus!

(Colossenses 3.12-13) Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas   

Ministrado em Março de 2020

Ministrado em Novembro de 2018

Ministrado em Agosto de 2017

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started