Pecados Religiosos

(Idolatria, feitiçaria e heresias)

Texto base: (Gálatas 5.19-21) Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Introdução: A palavra religião é a tradução da palavra latina religare, que quer dizer religar ou ligar novamente. Então, a religião, etimologicamente falando, deveria servir para nos ligar de novo dentro do bom caminho. Porém, muitos religiosos estão anunciando falsas promessas e alvos que estão fora do verdadeiro caminho, transformando a religião numa espécie de barreira no meio do caminho, obrigando as pessoas a errarem o verdadeiro alvo, que é adorar a Jesus como Senhor e único e suficiente Salvador.

Mesmo Deus amando o homem ao ponto de entregar seu Unigênito, Ele desaprova totalmente o pecado, principalmente os de cunho religioso.

I - Idolatria: Podemos definir idolatria em um sentido mais abrangente, como qualquer dedicação ou amor excessivo prestado a alguém ou algo que não seja Deus; em outras palavras: colocar Deus em segundo plano.

(1 Coríntios 10.14) Portanto, meus amados, fugi da idolatria.

(Salmos 115.4-8 NVI) Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas. Têm boca, mas não podem falar, olhos, mas não podem ver; têm ouvidos, mas não podem ouvir, nariz, mas não podem sentir cheiro; têm mãos, mas nada podem apalpar, pés, mas não podem andar; nem emitem som algum com a garganta. Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam.

A idolatria é uma obra da carne que muitas vezes pode ser encontrada em nosso meio, e por isso devemos vigiar para não sermos contaminados por ela, seja em qual for o seu aspecto. Qualquer vestígio de idolatria detectado em nossa vida deve ser eliminado pelo poder do Espírito santo.

II - Feitiçaria: A prática da feitiçaria opõe-se diretamente as leis de Deus sendo uma mistura de mentira, maldade e envolvimento com demônios.

  • A busca da luz nas trevas: (Mateus 6.23) Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
  • Iguala-se a rebelião: (1 Samuel 15.23a) Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria.

(Deuteronômio 18.10-12) Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador [que faz previsão], nem agoureiro [que profetiza desgraças], nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.

III - Heresias: Divergência em ponto de fé ou de doutrina religiosa; Blasfêmia; Opinião ou doutrina diferente às ideias recebidas; Disparate; absurdo; contrassenso.

(Mateus 7.15) Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.

(1 Coríntios 11.19) E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.

Um método eficiente para identificar uma seita é conhecer os quatro caminhos seguidos por elas:

1. ADIÇÃO: O grupo adiciona algo à Bíblia. Sua fonte de autoridade não leva em consideração somente a Bíblia;

2. SUBTRAÇÃO: O grupo tira algo da Pessoa de Jesus;

3. MULTIPLICAÇÃO: Pregam a auto-salvação, crer em Jesus é importante, mas não é tudo, a salvação é pelas obras;

4. DIVISÃO: Dividem a fidelidade entre Deus e a organização. Desobedecer à organização ou a igreja equivale a desobedecer a Deus. Não existe Salvação fora do seu sistema.

Conclusão: Os homens que buscam seguir a própria vontade estão fadados às trevas, pois se desviaram da verdadeira luz, que é Jesus Cristo nosso Senhor.

(Apocalipse 22.15) Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas  

Ministrado em Março de 2020

Ministrado em Outubro de 2018

Ministrado em Julho de 2017

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started