Ressurreição dos mortos


Texto base: (João 11.25) Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;

I - A ressurreição espiritual: É a ressurreição do espírito, o novo nascimento, onde o homem espiritual volta à vida perfeita com Deus, através de Jesus, quando Ele ressuscitou espiritualmente dos mortos nós ressuscitamos com Ele.

  • (Efésios 2.5-6) 5Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 6E nos ressuscitou juntamente com Ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
  • (Romanos 6.4) De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

II - A ressurreição terrena: É a ressurreição onde o corpo físico volta a viver, o espírito volta ao corpo, no entanto, o mesmo voltará a deixar o corpo, que novamente irá morrer.

  • A ressurreição do filho da Sunamita: (2 Reis 4.32-35) 32E, chegando Eliseu àquela casa, eis que o menino jazia morto sobre a sua cama. 33Então entrou ele, e fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao Senhor. 34E subiu à cama e deitou-se sobre o menino, e, pondo a sua boca sobre a boca dele, e os seus olhos sobre os olhos dele, e as suas mãos sobre as mãos dele, se estendeu sobre ele; e a carne do menino aqueceu. 35Depois desceu, e andou naquela casa de uma parte para a outra, e tornou a subir, e se estendeu sobre ele, então o menino espirrou sete vezes, e abriu os olhos.
  • A ressurreição de Dorcas: (Atos 9.37-40) 37E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto. 38E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois homens, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles. 39E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas. 40Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se.
  • A ressurreição de Lázaro: (João 11.41-44) 41Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. 42Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste. 43E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. 44E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.

III - A ressurreição eterna: (1 Tessalonicenses 4.16-17) 16Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

  • Não é ressurreição espiritual, onde o homem volta a ter uma vida com Deus no espírito;
  • Não é ressurreição terrena, o espírito volta ao corpo e a pessoa volta a sua vida na terra;

A ressurreição eterna é à volta a vida física, mas o corpo não será mortal, nem corruptível, mas será imortal, incorruptível, glorioso, esse corpo que as pessoas receberão quando ressuscitar, na ressurreição eterna, permanecerá, durará, para sempre.

Conclusão: (1 Coríntios 15.52-54) 52Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 54E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.

Ouça a ministração abaixo e envie uma mensagem em caso de dúvidas

AVALIAÇÃO

Lembramos que para concluir esse curso e solicitar o certificado, é necessário responder todos os questionários e atingir a média final igual ou superior a 6.0 (seis).

Clique no link abaixo para responder cinco perguntas referente a essa ministração, valendo 2 pontos cada resposta certa.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started